Depois dos drones, aviões que voam sem piloto, os EUA vão apostar em navios totalmente automatizados. O primeiro que entrará em operação ainda este mês será o destróier USS Zumwalt.
O sistema computadorizado e inteligente do navio poderá preparar o navio automaticamente para a batalha e enfrentar sozinho o inimigo. Ao custo de US$ 5 bilhões, o USS Zumwalt pode controlar o disparo de canhões com projéteis movidos por foguetes e teleguiados via GPS.
Mesmo medindo 186 metros de comprimento, a belonave só aparece no radar como um ponto equivalente a um barquinho de pesca, pois possui tecnologia “stealth”, que oculta sua verdadeira natureza.
Ao contrário dos drones aéreos, porém, o USS Zumwalt terá um capitão e uma tripulação, cujos os comandos estarão prontos para se anteciparem conforme a situação de batalha.
Embora faça tudo sozinho, o navio conta com uma suíte tecnológica da empresa de tecnologia Raytheon que permite ao capitão, em situações de emergência, assumir o controle de qualquer lugar da embarcação, e não somente da ponte de comando. Bastará o comandante da embarcação entrar com um login e senha.
Se as câmeras de vigilância detectarem um incêndio, o navio automaticamente ativa os sprinklers para apagá-lo, e depois drena a água da mesma forma.
Naturalmente, se há senhas envolvidas, os hackers estarão de olho na nova arma. Mas os engenheiros da Raytheon garantem que a política de senhas será mais do que reforçada, e dizem que a configuração de disparo automático das armas não é um processo simples, envolvendo mais de uma pessoa. A Marinha americana pretende construir 3 destróieres do tipo.
Rapaz, cabem 80 Tomahawks aí?
Senhores, bem vindo ao Futuro!
Quero ver o hacker que vai entrar no sistema deste navio.Mas se olhar do ponto de vista os caças chineses de 5° G foram todos baseados no f-35,espionagem,será ?vamos aguardar o DDG ling chong.
Só uma pergunte. Como um navio desses, que deveria ter mais de 200m² de RCS só tem cerca de 5-10m² de RCS? E outra, será que daria para fazer um ataque com exocet à ele, estilo a argentina nas malvinas, voando bem baixo, e “piscando” o radar?
O RCS do navio não é da ordem de 5 a 10m², é da ordem de 200 mesmo. Para um determinado meio ser definido como VLO(Very Low Observable) é necessário apenas que o RCS do meio em questão seja menor do que o RCS do fundo em que ele está. O RCS do oceano é muito diferente do RCS da atmosfera, de forma que 200m² é pouca coisa para um navio, mas absurdamento muito para uma aeronave. Um navio convencional do gênero, como os destroieres russos tem RCS é da ordem de 3000m² ou superior.
Quanto a matéria, apenas uma correção: a classe foi cancelada, e até segunda decisão do senado vai ficar apenas no navio de abertura da classe mesmo.