Por Guilherme Wiltgen
No período entre 30 de maio e 1º de junho, o 1º Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1), realizou o estágio de OVN (Óculos de Visão Noturna) no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), localizado no Comando de Aviação do Exército (CAvEx), em Taubaté/SP.
O estágio visa preparar os futuros pilotos e tripulantes das novas aeronaves MH-16 Seahawk (Sikorsky S-70B), adquiridas pela Marinha do Brasil para substituir os SH-3A/B Sea King, para cumprir missões de ASW noturno, uma vez que, entre outros avanços tecnológicos, a nova aeronave possui glass-cockpit compatível com OVN.
Na segunda-feira (04.06) acompanhamos a decolagem do SH-3A Sea King N-3016 (Guerreiro 16) decolando do CAvEx para a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) e brindamos nossos leitores com belas imagens desta lenda da aviação naval mundial.
Alguém saberia informar se a Marinha tem disponibilidade – quer dizer, dinheiro e vontade – de reformar estes para serem utilizados em outras funções,como por exemplo transporte de tropas ( Fuzileiros Navais ) ?
Saudações.
Lucas Rafael,
Não vão fazer nada, os SH-3 vão dar baixa!
Abs,
Poderiam sim , mas para isso ocorrer, precisaria o GF liberar verba, que existe, só não é bem aplicada.
O Sea King continua voando em várias Marinhas e ainda é o responsável pelo transporte do homem mais importante do mundo, só isso.
Abs,
Estes helicópteros não poderiam ser modernizados?