Por Luiz Padilha e Guilherme Wiltgen
Os editores do DAN durante sua rápida passagem por Londres, tiveram a oportunidade de conhecer o museu HMS Belfast, que é parte do Imperial War Museums.
Através de nossas imagens, traremos um pouco do que vimos no navio, onde foi possível ter uma ideia, de como era a vida a bordo durante a Segunda Guerra Mundial e mais além.
Passando o mouse pelas imagens, você verá as legendas.
Em sua vida ativa na Royal Navy, o HMS Belfast foi o lar de 950 marinheiros, que viveram a bordo experiências incríveis durante as operações no mar durante a Segunda Guerra Mundial e depois durante a Guerra Fria, em incursões no Ártico. A preservação do navio possibilita aos turistas, ter a noção de como era a vida a bordo.
Durante a visita, sentimos um cheiro bom de comida, abrindo nosso apetite. Estávamos passando pela cozinha, e foi possível “viajar” vendo os bonecos em tamanho natural com suas caras e bocas durante o preparo das refeições, pelo visto um bom Purê de Batatas ou seria um Bolo de Batata?
Explorando o navio, passamos por salas onde eram realizadas as tarefas domésticas, tais como lavanderia e a padaria, quando é possível sentir outro cheiro conhecido. O cheiro de cravo, igual ao que sentimos quando entramos no consultório dentário. Lá, observamos o dentista do navio cuidando de um marinheiro, num procedimento bem doloroso para os dias atuais.
Seguindo em frente nos deparamos com a enfermaria, onde o Cirurgião de bordo realiza uma cirurgia, enquanto o Anestesista, controla as funções vitais do paciente. Ao lado da enfermaria, vemos os pacientes em recuperação deitados em beliches. Fica claro que as instalações médicas a bordo foram suficientes para lidar com a maioria das operações de rotina.
A ração diária de Rum, era uma das grandes tradições da vida naval até fins de 1970, e passando pela Sala de Provisões, podemos ver onde se preparavam as medidas.
Operando o navio
Durante a Segunda Guerra Mundial, o comandante recebia a todo o momento, as informações do Comando de Operações Navais sobre o posicionamento do inimigo.
A Sala de Operações ou CIC
O CIC – Centro de Informações de Combate – era o centro nervoso do navio, onde é possível imaginar, como seria participar de uma operação naval na vida real. Mergulhe nas imagens e sons das telas de radar originais, proporcionando um cenário autêntico.
A bordo, você pode descobrir o que era servir nos longínquos lugares onde o HMS Belfast passou durante seus anos de serviço ativo. Dos deveres do comboio nas condições geladas do Ártico, durante a Segunda Guerra Mundial, patrulhar águas em apoio as tropas durante a Guerra da Coréia. Mergulhe na história do navio para explorar suas aventuras no mar.
Ao entrar na torre do canhão, é possível sentir como se estivéssemos de volta a 1943 na batalha em que o cruzador de batalha alemão Scharnhorst foi afundado por navios de guerra da Marinha Real, o HMS Belfast entre eles. Você pode experimentar o que teria sido como estar no centro da ação no dia da batalha, como luzes, imagens, efeitos de fumaça, vibrações, sons e cheiros recriar a atmosfera intensa dentro de uma torre de tiro apertado.
Estando em Londres, se você estiver interessado em conhecer mais sobre o HMS Belfast, não deixe de visita-lo.
Endereço: The Queen’s Walk, London SE1 2JH, UK
Aberto todos os dias das 10h às 16h.
vou te dizer de experiencia própria… esse navio tá melhor conservado do que muitos dos que por aqui vegetam em certo arsenal….
O HMS Belfast, tb esteve presente no DIA D
Este tipo de passeio é sempre muito legal, muita história, muita coisa para prestar atenção, nossa, fiquei com água na boa.
Excelentes fotos!
Parabéns ao DAN!