Com 4,5 hectares de convés de vôo e capacidade para transportar 40 caças F35B ao redor do mundo, o novo porta-aviões britânico HMS Queen Elizabeth, em 2020 irá realizar uma mudança radical na capacidade da Royal Navy.
Em exatamente 100 dias, o maior navio de guerra da Royal Navym será batizado pela rainha, que irá esmagar uma garrafa de champanhe na proa do porta-aviões de 65.000 toneladas e nome do navio de si mesma.
A cerimônia vai marcar os 16 anos de trabalho no projeto 6,2 bilhões de libras, que agora emprega 10.000 pessoas em 100 empresas que trabalham em todas as regiões do país.
Quando o HMS Queen Elizabeth se tornar operacional em 2020, ela vai entregar uma mudança radical na capacidade da Marinha, com seus 4,5 hectares de convés de vôo e 40 caças F35B capaz de empregar bombas de precisão a quilômetros de distância.
Capt Simon Petitt, oficial naval sênior a bordo, é um especialista em engenharia que lidera mais de 100 pessoas da Marinha, trabalhando com a equipe de Babcock, British Aerospace e Thales, que formam a Aliança que está construindo a nova geração de Porta Aviões da RN. Embora ele não vá para o mar, quando o Porta Aviões entrar em serviço, ele descreve seu trabalho como “escrever o manual de instruções” para esta nova classe de navio altamente avançada.
Com um aceno de cabeça para o fato de que o orçamento para o projeto, que é para dois navios, com o HMS Prince of Wales previsto para 20 meses atrás do primeiro, ter quase dobrado desde o preço inicial de 3.65bilhões de libras, ele acrescenta: “Nós temos que ter certeza de tirar o máximo proveito deste investimento … mas você terá um monte de navio para o seu dinheiro. “
A diferença mais gritante do HMS Queen Elizabeth para a classe Invincible, que o precedeu, é seu convés de vôo ser quase três vezes maior.
“Com uma plataforma de vôo maior, significa que iremos gerar 72 vôos por dia, subindo para 108, se for preciso”, diz ele. “Mas não se trata apenas de caças, vamos também trazer helicópteros a bordo. Por exemplo, o Apache, que foi usado na Líbia”
A melhoria principal final sobre os navios anteriores é a integração do design. “Se você pegar um destroyer ou uma fragata, é um sistema de armas embrulhado em um navio para transportá-lo ao redor”, diz o capitão Petitt. “As operadoras são diferentes. Embora a aeronave são as nossas armas, a essência para obtê-los funcionando bem é a organização.
A segunda diferença é que ele destaca o nível de automação, o que reduz o custo de operar o navio porque menos marinheiros são necessários.
Um exemplo é o sistema de munições. Ao toque de um teclado, mísseis e bombas para a aeronave são enviados a partir dos compartimentos no fundo do navio, movendo-se em trenós controlados por computador através de elevadores perto do hangar onde um ser humano coloca as mãos sobre eles pela primeira vez. Aqui eles têm fusíveis e barbatanas equipados como são “construídas” sobre o que Capt Petitt compara a um “Ford Modelo T” linha de produção, pronto para ser pendurado fora da aeronave.
O resultado é que apenas 32 marinheiros podem fazer o trabalho que antes exigia 200. O HMS Queen Elizabeth precisa de apenas 679 tripulantes para navegá-lo, subindo para 1.600 quando incluir o pessoal para operar a sua ala aérea. Em comparação, os PA da classe Nimitz, exigem 3.000 marinheiros para navegar e mais 1.800 para operar suas aeronaves.
O Porta Aviões foi construído em módulos por seis estaleiros em todo o Reino Unido, que foram reunidos em Rosyth. Você pode estar no navio com um pé em uma peça que veio do Portsmouth e outro em um módulo que veio de Glasgow.
E colocá-lo em conjunto não tem sido nada fácil para os engenheiros da Rosyth.
“Nós estamos falando sobre tolerâncias de milímetros aqui”, diz o capitão Petitt. “Embora não seja tão preciso como os submarinos, o nível de volume significa que o custo de errar é imenso”. Considerando o tamanho das peças deste kit gigante, que é um feito notável, onde a maior seção pesava 11.000 toneladas.
“Para colocar isso em perspectiva”, diz o capitão Petitt ” um destroyer Type 45 pesa 8.500 toneladas. “
Este é o Fita Azul da engenharia britânica. Tom Gifford, gerente de integração responsável por trazer este grande projeto juntos em Rosyth, trabalha na construção de navios por 49 anos.
Olhando orgulhosamente para o enorme navio, ele diz que não tem dúvida sobre como ele vai se sentir uma vez que terminar. “Aliviado”, diz ele com um sorriso.
FONTE: The Telegraph – Alan Tovey
Nem navegar o A12 consegue antes ele conseguia ir do Rio para Santos agora nem isso consegue. O nosso destino é torcer que acabem as reformas no A12 e ele consiga aguentar até 2028 sem matar mais alguém . Se não daqui a pouco vão chamar o A12 de DESINTERA FAMILIA.
com uma frota de f-35 a bordo, a única forma de destruir isso aí é com um submarino nuclear. Por mais escolta que se bote, não dá para parar um submarino que se aproxima em baixa velocidade, ataca a queima roupa e foge em velocidade máxima, os f-35 vão ter que pousar na água kkk
O risco de um navio operar com baixa tripulação são as operações de CAV. Em momento de avaria, mesmo que modernamente, se exige presença de pessoal para escoramentos, transporte de peças, e vários outros serviços pertinentes. Se parte da tripulação estiver engajada em faina de condução do navio, outra parte tendo sofrido baixa, o que sobra em quantitativo de pessoal para conduzir operações de controle de avarias?
A prontificação e início de operação desse navio é a pá de cal sobre a esperança de os argentinos retomarem as Malvinas.
Esse champagne que os britânicos adquiriram aos franceses vem em lata? Normalmente se batiza um navio quebrando a garrafa contra o casco, e não esmagando……………….
Que Deus abençôe os ingleses na sua intenção de Defesa.
Muito boa a imagem da saída em Portsmouth. Com a Spinnaker Tower e o HMS Warrior no fundo dá para ter uma idéia do tamanho do navio.
HEHEHE REINO UNIDO SEMPRE ME DANDO ORGULHO , QUE FIQUE PRONTO LOGO POIS NOSSO PAIS PRECISA.
Eis Golias …um sonho de consumo de todo comandante submarinista e piloto de caça .
Um desses ai pro brasil, seria uma boa não?
Seria, mas não temos dinheiro para equipar e operar um NAe desse porte. A nossa realidade é mesmo manter o A-12 navegando perto do Rio e tentar não perder o treinamento de tripulações e pilotos.
Belo design desse P.A. vai ser uma arma muito poderosa.