Por Emídio Neto
Com o A-29 como a nova aeronave adotada pelo EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea) da FAB (Força Aérea Brasileira), veio também um novo sistema para gerar a tradicional fumaça emitida pelas aeronaves em suas apresentações e que deram o nome comum da equipe acrobática como “Esquadrilha da Fumaça”.
A fumaça emitida pelos aviões é resultado da condensação do óleo que é lançado sob pressão no interior do escape quente da aeronave, gerando a fumaça branca e densa.
Ao contrário dos antigos T-27 Tucano que possuía um único bico injetor, o A-29 Super Tucano possui um conjunto, também posicionado no interior do escape do lado direito da aeronave. Ao contrário do que muita gente pensa, a fumaça é emitida apenas de um lado da aeronave, o lado direito.
Para montar o sistema, a EMBRAER (Empresa Brasileira de Aeronáutica) fabricante do A-29, adaptou o sistema retirando as metralhadoras .50 das asas e em seu lugar instalou o sistema de bombeamento do óleo, e ao lado, onde eram armazenados os cartuchos de munição das metralhadoras foi instalado um tanque para armazenar o óleo gerador da fumaça, isso em ambas as asas.
Após cada missão estes tanques são completados em um processo simples, onde a equipe leva um tambor com o óleo específico para emissão de fumaça em uso aeronáutico, e por meio de bombeamento elétrico abastece cada tanque em cada asa.
Boa noite Senhores.
Sugestão, que a fumaça gerada e expelida seja nas cores VERDE e AMARELA, tenho o prazer
de ver apresentações da Esquadrilha desde os T-6, F.Magister,Tucanos …
Nosso BRASIL esta carente de patriotismo, nestes tempos extremamente BICUDOS !!!
Outros esquadrões similares pelo mundo ja o fazem, nas cores azul,branco e vermelho.
Acredito eu, que não seja complicado.
Desejo S U C E S S O !