Por Guilherme Wiltgen
Em 21 de março de 1971, ocorreu o primeiro voo do Westland Lynx (WG-13) matrícula XW835. Desde então, suas várias versões tiveram um enorme sucesso em diversas Forças Armadas, inclusive na Marinha do Brasil, um dos primeiros operadores do Lynx no mundo, e que opera hoje a versão Super Lynx (Mk21A).
Apropriadamente chamado de “o melhor helicóptero do mundo para navios pequenos”, nesses 43 anos a aeronave participou de diversos conflitos em diferentes teatros de operação, comprovando a sua efeiciência em combate.
Desde o seu voo inaugural, o Lynx original foi sendo modificado e modernizado pela AgustaWestland, se mantendo sempre atualizado.
A versão mais nova do consagrado Lynx, é o AW159 Wildcat.
I am afraid your report is not correct.I was the Flight Test engineer on the first two flights of the Lynx prototype. gerry Smllidge flewon flights 3 and 4.
Gerry was Chief Flight Test Enineer, I was the Project fte working for Gerry who gerously gave me the privilidge of being the first. He was a fine man.
Mr Gibbings, I apologize for the mistake and for us to the DAN website is an honor to have the comments of one of the crew of the Lynx’s first flight and a Member of the Order of the British Empire.
Thank you sir!
Esse heli quebrou paradigmas, chegou a ser recordista mundial de velocidade em Helis, graças a ele hoje as Corvetas conseguem disparar seus misseis em alvos além do horizonte! Operam em condições de mar impossiveis para os outros Helis graças ao passo negativo do rotor e seu arpão que o puxa de volta para o convés de vôo.