Por Guilherme Wiltgen
Hoje (17.03) a Marinha da turquia inicia uma circum-navegação pelo continente africano, de oeste para leste, visitando 40 portos, 28 países e realizando exercícios navais com algumas marinhas visitadas.
O Turkish Maritime Task Group Barbaros é composto pelas fragatas TCG Gediz (F-495), TCG Oruçreis (F-245), pela corveta TCG Heybeliada (F-511) e pelo navio-tanque TCG Yarbay Kudret Güngör (A-595), e vão partir da Base Naval em Gölcük.
Esta será a primeira travessia do Cabo da Esperança, após 148 anos, por navios turcos, que vão navegar cerca de 15.000 milhas náuticas, aproximadamente 30.000 quilômetros.
Essa implantação não será apenas para realização de exercícios ao redor da África, ela também possui uma conotação comercial. Durante a última década, a Turquia percebeu que existe mais África além dos países do Mediterrâneo. Com a descoberta da África Subsaariana, empresários turcos começaram a fazer negócios com esses países, sendo seguidos rapidamente por missões do Ministério das Relações Exteriores turco e de novos voos da Turkish Airlines.
As empresas de defesa turcas Meteksan, Otokar, tai, Dearsan, Havelsan, Roketsan, Aselsan e STM vão expor seus produtos em Thema (Gana), Lagos (Nigéria), Luanda (Angola), Dar es Salaam (Tanzânia) e Mombaça (Quênia). Já o Ministério da Saúde vai realizar exames de saúde e prestar assistência médica em Gâmbia, Senegal e Sudão.
A fragata TCG Oruçreis vai participar do exercício Obangame Express, entre 19 e 21 de Abril, realizado pela U.S. Naval Forces Africa, programado para melhorar a cooperação entre os países participantes, visando aumentar a segurança marítima no Golfo da Guiné. O exercício vai focar em exercícios de MIO (Maritime Interdiction Operation) e técnicas de VBSS (Visit, Board, Search, and Seizure).
As duas fragatas e a corveta conduzirão entre os dias 5 e 9 de Maio, um exercício de lançamento de míssil na Denel Overberg Test Range.
Ao chegar ao Golfo de Aden, a Força Tarefa turca vai realizar operações anti-pirataria entre os dias 5 e 11 de Junho, encerrando a circum-navegação.