A Marinha russa afundou o cruzador desativado Ochakov, da classe Kara, ontem à noite no intuito de bloquear os navios da Marinha ucraniana que estã destacados em Novoozerne, informou hoje o Ministério da Defesa ucraniano, em um comunicado de imprensa. A informação foi confirmada por militares ucranianos da Base Naval do Sul, que estavam observando a operação.
Os militares russos rebocaram o Ochakov para o canal de navegação, onde começou a fazer água, em seguida, houve uma explosão. A profundidade do local varia entre 9 e 11 m, sendo possível observar a parte superior do navio na superficíe.
Deste modo, os navios não podem sair do lago Donuzlav, sendo que para desencalhar o cruzador, serão necessários uma grande quantidade de tempo e de custos, de acordo com o Ministério da Defesa ucraniano.
O Ochakov estava desativado da Frota do Mar Negro desde 2011.
Não vai dar em nada, ninguém é louco em desafiar a Rússia, ela vai fazer o que quiser, e até acho que ninguém deve se meter, a única coisa que acho é: Precisava a Rússia fazer isso? Não é desproporcional? Parece a luta de um elefante contra a formiga, francamente os russo podem anexar a Ucrânia e Criméia a qualquer hora sem nenhuma oposição, o que fica claro e patente é que ninguém quer ficar no lado da Rússia, é governo defasado, corrupto e falido, nenhuma das antigas repúblicas soviéticas, se puder escolher (é óbvio), quer ficar do lado russo, é patente que a Rússia não agrada, não sabe manter parceiros, não sabe conquistar amigos, é só na base da força bruta, que ela tem de sobra, mas isso não se sustenta, um dia o império vai cair. Claramente os páises com mais educação e cultura tendem a ficar do lado europeu/americano, francamente, se fosse eu, convidava a Ríssia para fazer parte da OTAN, e depois de algumas décadas a Rússia tem tudo para ser um país do mesmo nível europeu, com democracia e riqueza.
Penso que este embate entre EUA e Rússia no caso da Crimeia está mais para uma, como posso dizer…? É um modo dos EUA não deixarem o “Grande Urso” colocarem as garras de fora, já que é isso que eles tem tentado estes últimos tempos, voltar a ter maior peso no cenário mundial. Vide tentativa de instalar bases mundo afora, frota do Ártico, etc.
Deixo claro que não sou antiamericano. rsrs
Como são as coisas né?! Realmente este mundo tem dois pesos e duas medidas. Rússia sugeriu um referendo ao povo da Crimeia para escolher entre Ucrânia e Rússia e o Ocidente (EUA, UE…) diz ser algo contra as leis internacionais, mas quando houve o referendo (a mando da Rainha UK) do povo das Malvinas (os Kelpers. Salvo engano) não fizeram um pio.
Os USA a OTAN vão esperniar, vão bater o pé, vão chorar e fazer pirraças mas não adianta a Crimeia é dos russos novamente!
Realmente! As forças estão interagindo.
Um relevante ato de guerra, embora não pareça!