TEL AVIV – O governo israelense afirma ter interceptado nesta quarta-feira um barco no Mar Vermelho que transportava um carregamento iraniano com armas sofisticadas destinadas a grupos palestinos na Faixa de Gaza. Em comunicado, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, acusou o Irã de enviar armamentos mortíferos a organizações terroristas para prejudicar civis.
“Quando fala com as grandes potências mundiais, o Irã sorri e diz coisas agradáveis, mas este mesmo Irã envia armas mortíferas às organizações terroristas”, disse o premier, em visita aos Estados Unidos. “Faz isso através de uma rede de operações secretas para enviar foguetes, mísseis e outras armas mortais que serão utilizadas para prejudicar civis inocentes. É o verdadeiro Irã e este país não deve se dotar de armas nucleares”, acrescentou.
De acordo com o porta-voz do Exército israelense, Peter Lerner, o navio transportava foguetes M-302 de fabricação síria e foi apreendido a mais de 1.600 quilômetros ao sul de Israel, entre o Sudão e a Eritreia.
– A tripulação do barco, o Klos-C, com bandeira panamenha, não opôs resistência – afirmou o porta-voz em uma teleconferência de imprensa. Se tivessem chegado ao seu destino, teriam ameaçado milhares de israelenses.
Ele afirmou que as armas têm um alcance de 160 quilômetros e melhoraram significativamente a eficiência dos combatentes islâmicos de Gaza, colocando quase todo o território de Israel ao seu alcance. Até o momento, as milícias tinham alcance de 80 quilômetros com seus mísseis M-75. Segundo o porta-voz, o grupo militante libanês Hezbollah usou os M-302 em uma guerra contra Israel em 2006.
O Exército declarou em um comunicado que os serviços de inteligência militar identificaram há vários meses o transporte de mísseis fabricados na Síria do aeroporto de Damasco a Teerã.
“Era incomum, já que este tipo de transporte costuma ser realizado do Irã para a Síria, e não o contrário”, afirma a nota.
A partir de Teerã, o carregamento foi levado ao porto iraniano de Bandar Abbas, onde foi carregado no “Klos-C”, que posteriormente “chegou ao porto iraquiano de Um Qasr, onde outros contêineres de sacos de cimento foram embarcados para completar a camuflagem e ocultar a conexão iraniana”, diz o Exército.
Segundo a mesma fonte, quando foi interceptado, o navio se dirigia a Porto Sudão, de onde as armas seriam transportadas por via terrestre até Gaza através da península egípcia do Sinai.
“Parece mais uma vez que o Irã continua sendo o principal exportador de terrorismo no mundo”, declarou o ministro da Defesa israelense, Moshe Yaalon, em um comunicado, no qual afirma que “estas armas deveriam chegar a organizações terroristas na Faixa de Gaza através do Sudão”.
Em março de 2011, a marinha israelense interceptou no Mediterrâneo o barco “Victoria“, afirmando que transportava armas iranianas à Faixa de Gaza. O Irã desmentiu categoricamente esta informação.
FONTE: O Globo
o M302 eh um foguete ; missel com 150 quilos de explosivo, entre 100 e 160 km de alcance e baixa capacidade de guiagem. Os seus maiores e menos desejados efeitos contra Israel seria:
a) o Iron dome nao foi desenhado para combater este tipo de missel, o Iron dome que protege as cidades israelenses foi desenhado para artefatos ate 155 milimetros, com velocidade menor e rota balistica diferente. A possibilidade de utilizacao do m 302 invalidaria o escudo protetor do Iron dome, ate que uma solucao de software ficasse disponivel ou a segunda camada de protecao, o David sling ou Magic wonder estiver pronto para acao ( que esta prevista para 2016-2017). Acredito que o software do Iron Dome sera modificado em breve. Ainda o Arrow II e Arrow III teriam dificuldade em abater um projetil, missel ou foguete em orbita baixa para eles. A defesa anti aerea de Israel eh por camadas, estando em desenvolvimento exatamente esta que esta inserida o pacote do M 302 ( david sling). Diga-se tambem que a quantidade descoberta nao eh desprezivel, de algumas dezenas, o que da sinais da vontade do exportador em saturar as defesas israelenses.
b) o m302 tem outra caracteristica indesejavel as forcas de defesa de israel. Coloca no pacote disponivel a grupos terroristas ( para Israel, Eua e outros) alcance e capacidade explosiva, que cobre todo o territorio Israelenses, com os mesmos disponiveis na siria, libano e a tentativa agora ao sul em gaza ou sinai. Lembro que o missel tem baixa capacidade pontaria, isto eh seria atirada a esmo contra alvos civis. 150 kilos de explosivos fazem um enorme estrago fora a velocidade do impacto. Uma saturacao de area civil, provocaria a resposta militar contra as bases de lancamento, que costumam ser proximas das areas civis tanto no libano quanto em gaza, aumentando a possibilidade de baixas civis enormemente.
c ) sobre a missao. Israel demonstrou saber bastante sobre segredos do Ira. Quem vazou a informacao ou quem foi negligente. Se pegaram uma agulha no palheiro, que eh um navio em uma rota movimentadissima e descobriram o contrabando, o que nao dizer do programa nuclear, que Israel afirma ser sua prioridade numero 1. Segundo o navio foi abordado com consentimento do Capitao e dos proprietarios do navio, portanto de modo algum ilegal.
3) a missao foi a 1500 kilometros das bases em territorio hostil. a poucos quilometros dali, barcos iranianos a pretexto de combater a pirataria estao postados dando cobertura ao navio panamenho e outros e perto de territorio hostil a Israel.Pelas imagens, supus ser uma Saar 5 e uma Saar 4. Ai esta um debate que interessa ao Brasil, utilizar ou nao navios de grande tonelagem. Ambas sao inferiores a 1500 toneladas. Hoje, navios com misseis anti navios ou mesmo avioes e helicopteros nao eh mais tao incomum. Qualquer navio militar em cenario de guerra e sujeito a uma enorme quantidade de misseis apontados a ele, Estes, como o Yarkhont, podem ser disparados de centenas de kilometros de distancia, mesmo da terra em eventual cenario.
O cenario provavel israelense eh que as bases navais serao saturadas com misseis tipo grad, m302 e yarkhornt, entao uma vez iniciada a guerra os navios deverao ir a alto mar e ficarem independentes ate a situacao lhes for mais favoravel. Ser pequeno ao radar eh imprescindivel, navios pequenos e desenhados para tal evento serao alvos mais dificies de serem detectatos dos que os gigantescos navios de 6000 toneladas, Ainda que stealth. Alem da importancia capital dos mesmos.
A marinha israelense esta colocando grande foco nao soh em navios que atendam a esta exigencia, bem como utiizar drones aereos e navais para o dominio do ambiente em que ela se encontrar, multiplicando a capacidade do navio capitania.
Doutro lado israel acaba de adquerir dois navios de grande porte que tenham a capacidade de defender sua ZNE. Mas sabe que serao alvos prioritarios das baterias de yarhont do hezzbolah, provavelmente da siria e talvez de gaza.
Exatamente!!! isso não seria contra algum acordo internacional???!!!! ou quando se trata de israel, EUA e UE os acordos não valem…???
Existe acordo que permita transportar dezenas de foguetes, com alcance de 160 km e cabeca de combate De 150 kilos de explosivo e velocidade de match 5,2, escondido?Ou so vale para o Ira, Siria , Russia..???
Pode isso Arnaldo? Isso não foi em águas internacionais?
Pode isso Arnaldo? Isso nao foi em aguas internacionais? A reportagem nao diz, mas a Marinha de Israel se identificou, e pediu permissao ao capitao para entrar, o que foi concedido. Depois o capitao descobriu que nao foi informado do conteudo dos tais conteinars na documentacao propria, o que invalidaria tambem o seguro pago. Sim a acao foi totalmente legal. Agora a pergunta eh , que alem do contrabando de artilharia de 160 km de distancia contra um pais pequeno, com cabeca de guerra de 150 kilos de explosivos e sem precisao seriam usados para que, contra civis ora bolas. E porque nao estavam no romaneio, na declaracao de embarque.
QQr pais tem o direito a se defender, e a acao foi totalmente legal.
Alias mostrou que dois barcos de menos de 2 000 toneladas, fizeram um acao a 1500 milhas de suas bases, e cumpriram a missao com perfeicao.