O governo indiano e a empresa francesa Dassault, parece terem selado importante acordo de compartilhamento de trabalho, que está sendo descrito como um grande passo em frente, quase dois anos depois que as negociações começaram para a venda de 126 caças Rafale para a Índia .
A empresa Hindustan Aeronautics Limited – HAL, vai fabricar 70 % do trabalho sobre os 108 aviões que serão fabricados na Índia. A Dassault irá fazer o resto do trabalho, disseram as fontes.
O primeiro 18 caças serão fabricados 100% na França e serão enviados para a Índia na condição “fly -away “.
A Índia tem rejeitado as reservas da Dassault sobre ter a HAL como “major player”.
O contrato final porém, ainda está longe de ser assinado. Por um lado, o Ministério da Defesa da Índia não tem dinheiro no exercício financeiro em curso, que termina este mês para o pagamento inicial.
Além disso, as eleições gerais devem ser feitas até maio e o contrato definitivo só será assinado pelo próximo governo, se ele decidir seguir com os mesmos termos e condições.
A Dassault Aviation tinha vencido o contrato para fornecer 126 aviões de combate multi- função ou MMRCA em 2012. O valor total do contrato está em torno de 12 à 15 bilhões de dólares .
Fontes disseram que o negócio é complexo e requer que ambos os lados estejam em sincronia em fatores comerciais, logística e capacidade de HAL para montar o Rafale .
Por exemplo, o radar no jato Rafale será fabricado pela Bharat Electronics Ltd (BEL), em Bangalore. O radome, no entanto, será fabricado pela HAL em sua fábrica de Hyderabad. A Dassault queria clareza sobre como as duas unidades vão coordenar suas atividades.
Agora, a HAL aparentemente concordou em criar uma nova unidade perto da BEL em Bangalore.
Os governos francês e indianos também estão trabalhando em um acordo para uma garantia soberana que a Dassault fornecerá, serviço e manterá os Rafales ao longo dos próximos 40 anos.
Este é um dispositivo importante na Índia para contratos de defesa.
FONTE: NDTV – Por Nitin Gokhale
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
A Índia quer um caça médio/pesado com fornecedor ocidental, que não seja russo. Para ter diversidade de fornecedores na aviação de caça de 1a linha, ficando menos dependente de embargos. Então o MMRCA será sim assinado, é questão de tempo.
Sobre 40 anos, a Índia também pediu extensão dos 20 anos para 40 anos de suporte para o novo NAe INS Vikramaditya.
Esse acordo vai sair, os dois lados não devem perder uma oportunidade dessas, a Índia fez a escolha certa , um caça completo por quarenta anos.
Agora aqui nóis vai indo né ???
“Os governos francês e indianos também estão trabalhando em um acordo para uma garantia soberana que a Dassault fornecerá, serviço e manterá os Rafales ao longo dos próximos 40 anos “.
Há isso era tudo o que a Dassault queria, 40 anos de contrato para manutenção.
Fico pensando, se o Brasil tivesse escolhido o Rafale, haveria toda esse discussão em relação ao que a HAL iria produzir, no caso em questão a (Embraer) ?