O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, condenou neste domingo o que chamou de “incrível ato de agressão” promovido pela Rússia na Ucrânia e ameaçou com “repercussões muito sérias” por parte dos EUA e outros países, incluindo sanções econômicas.
“Você simplesmente não se comporta no século 21 como se estivesse no século 19, invadindo outro país com motivos completamente falsos”, disse Kerry a um programa da emissora norte-americana de televisão CBS.
Kerry, entretanto, acrescentou que a Rússia ainda tem “um conjunto correto de escolhas” que poderá ser usado para solucionar a crise ucraniana.
“É um incrível ato de agressão. É realmente assombroso que o presidente (Vladimir) Putin tenha optado por invadir outro país. A Rússia está violando a soberania na Ucrânia. A Rússia está violando suas obrigações internacionais”, acrescentou o secretário norte-americano.
O porta-voz do Kremlin Dmitry Peskov não comentou as declarações de Kerry, afirmando que o governo russo “não tem comentários neste momento”.
O secretário norte-americano afirmou que o presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou a Putin, durante uma chamada telefônica de 90 minutos no sábado, que “haverá sérias repercussões se esta situação persistir. O presidente (…) afirmou ao senhor Putin que é imperativo encontrar um caminho diferente, para recolher a invasão e desfazer este ato de invasão”.
Kerry disse que as nações do G8 e outros países “estão preparados para isolar a Rússia” e que eles têm uma “ampla gama de opções” disponível.
Eles estão preparados para impor sanções, estão preparados para isolar a Rússia economicamente, o rublo já está desvalorizando. A Rússia tem grandes desafios econômicos”, disse Kerry, mencionando também proibições de vistos de viagem, congelamento de ativos e isolamento comercial como possíveis medidas.
Os comentários de Kerry vieram em meio a uma série de condenações a Moscou por parte de Washington e seus aliados. Putin obteve no sábado permissão do Parlamento russo para usar força militar para proteger cidadãos russos na Ucrânia. A permissão fez o Ocidente disparar pedidos para não intervenção russa em território ucraniano.
As forças russas já tomaram controle sobre a Crimeia, uma península isolada no Mar Negro onde Moscou mantém uma base naval.
FONTE: Reuters
“Secretário de Estado dos EUA condena ato de agressão da Rússia na Ucrânia”
Ah é, É?!?!?… E, neste caso, qual será a pena ou sanção para a nação meliante???… Pois algo me diz que as “otoridades” do Brasil estão fazendo escola mundo afora… Condenam no discurso o que o senso comum considera criminoso, maaassss, sanções/punições pra valer só são aplicadas em “cachorro morto”… Infelizmente, acho que neste mundo a única lei que realmente se faz valer é a “LEI DO CÃO”… Onde quem pode mais, chora menos… :((
“Você simplesmente não se comporta no século 21 como se estivesse no século 19, invadindo outro país com motivos completamente falsos”
só pode ser brincadeira um secretário de estado de um país que já invadiu a Granada, Afeganistão, Iraque, Vietnam, etc soltar uma dessas!!!!
fico imaginando se os americanos iriam respeitar os “acordos iternacionais do sec XXI” no caso o México resolvesse virar um país alinhado à Rússia.
e, de mais a mais, se a população da Criméia quiser se separar, porque os russos não podem apoiar essa decisão???!!!
Esse pateta,será que ele acha que ainda engana alguém com essa conversa mole?
Impor sanções a Cuba ou Iran é uma coisa,impor sanções a Rússia deve no mínimo complicado.Agora eles aproveitam e roubam o dinheiro dos Russos que está fora do país,pois eles nada mais são do que “ladrões”,roubam soberania,petróleo e tudo mais que estiver ao seu alcance.
O governo Americano é o maior LADRÃO e PIRATA de todos os tempos,assassinos covardes e dissimulados.E atrás deles vão as HIENAS europeias,se apropriando das sobras.
E ainda tem um bando de patetas no nosso pais que é contra as armas atômicas,ai da Rússia se não as tivessem,já teriam sido pulverizados a anos.
O Brasil precisa rever esse tolo conceito e, rapidamente desenvolver armas nucleares pois,se pela Ucrânia,já estão a ponto de se matarem,imaginem se virarem os olhos para O Brasil.
quando os usa invadem um pais e normal mas quando a russia ou outro pais qualquer faz a mesma coisa e errado…na minha opniao os eua tb nao podem falar muito ja q fizeram a mesma coisa q os russo estao fazendo milhares de vezes
“Você simplesmente não se comporta no século 21 como se estivesse no século 19, invadindo outro país com motivos completamente falsos”.
É… mais adequado é continuar com as guerras por procuração do século XX, coisa de amplo domínio norte-americano. Coisa também aplicada na Ucrânia.