Governo provisório ucraniano diz que deslocamento russo viola acordos. Homens armados estão perto do Parlamento da Crimeia.
O primeiro-ministro do governo provisório da Ucrânia, Arseni Yatseniuk, pediu neste sábado (1º) que a Rússia retire suas tropas do território da Crimeia, pois seu deslocamento viola os acordos bilaterais.
Yatseniuk fez essa solicitação durante uma reunião do governo realizada neste sábado. A imprensa ucraniana informou que militares armados com metralhadoras utilizadas habitualmente pelo Exército russo tomaram posições junto ao Parlamento da Crimeia em Simferopol, a capital da república autônoma.
Segundo as agências internacionais de notícias, homens armados assumiram o controle de dois aeroportos na região da Crimeia nesta sexta-feira (28), uma situação que os novos líderes da Ucrânia descreveram como uma invasão por parte de forças russas. Ao mesmo tempo, o presidente deposto Viktor Yanukovich reapareceu na Rússia depois de uma semana foragido.
Ainda nesta sexta, pelo menos 20 homens vestindo o uniforme da frota russa do Mar Negro e armados com rifles cercaram um posto de fronteira da Ucrânia, perto da cidade portuária de Sebastopol, na região ucraniana da Crimeia.
De acordo com a Reuters, um representante da Turchinov na Crimeia disse que 13 aeronaves russas desembarcaram na península do Mar Negro com 150 pessoas a bordo cada uma. Mais de 10 helicópteros militares russos sobrevoaram a Crimeia e militares russos bloquearam uma unidade da guarda de fronteira ucraniana na cidade portuária de Sevastopol, disse o guarda.
Obama
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez um discurso sobre a crise na Ucrânia nesta sexta-feira (28), e disse que os Estados Unidos estão muito “incomodados” com a ação militar russa na região.
“Qualquer violação na soberania da Ucrânia será profundamente desestabilizadora”, disse Obama. “Os EUA vão estar ao lado da comunidade internacional afirmando que haverá custos para qualquer intervenção militar na Ucrânia”, acrescentou o presidente americano.
“Estamos agora profundamente incomodados com os relatos de movimentações militares feitos pela Federação Russa dentro da Ucrânia”, disse Obama a jornalistas na Casa Branca.
O presidente interino da Ucrânia, Olexander Turchinov, também pediu nesta sexta que o presidente russo, Vladimir Putin, “pare imediatamente com sua agressão não dissimulada e retire seus militares da Crimeia”, em declarações transmitidas pela televisão.
Turchinov denunciou uma provocação de Moscou, pois, segundo ele, “provoca-se o conflito e, em seguida, anexa-se o território”. Ele fez uma comparação dessa situação com a intervenção da Rússia na Geórgia em 2008.
FONTE: G1
Ao mesmo tempo q uma ”invasão russa” a Ucrania e algo pode ser considera uma ”farsa’ se for analisar todo um conjunto de fatos … como por exemplo a presença de bases e tropas Russas e toda uma cooperação existente entre as forças militares de ambos os paises …..ja a decadas presente por la na propria Crimeia … uma autorização da gov russo para q essas tropas ajam em territorio Ucraniano sem o respaldo da outra metade do gov ucraniano sendo assim sem um acordo ”claro” .. pode ser um erro e tudo q a OTAN quer .e q uma .”intervenção do ocidente” seja legitimada (se tiverem coragem ) … pode ser algo complicado e um caminho sem volta pode estar sendo trilhado ,….. a Russia deixou bem claro q n ira recuar nem mais um passo frente as provocações do Ocidente (EUA /OTAN) e demonstração mais clara disso foi na Siria …..pelo contrario (recrutamento e modernização em massa .. abrir novas bases pelo mundo etc ) …mais q fique bem claro tb .. a Russia vem sendo provocada sistematicamente ..(escudo anti misses …como maior exemplo ….intervenção militar por motivos ”bestas” e ”’justificadas” pela midia ocidental ..contra paises ”pró-Moscou” ..etc ….) ….. a coisa tá esquisita ..n há mocinhos a Ucrania hoje e um pais divido ha muito conflito de dados e opiniões …nem mesmo o povo ucraniano sabe bem o q ta acontecendo ..ja na ha uma causa ” clara” o do ”por que” …. grupos radicais vão ganhando cada x mais espaço na mídia e sendo assim ganhando voz .e agindo com extrema violência …num processo bem parecido do q ta rolando na ”Siria” … curiosamente outro pais com relações bem profundas com a Russia ….coincidência ? acho q n… e um novo tipo de guerra ..uma q e suja ..extremamente manipuladora … onde quem a ”inicia”(quem ?? pq ??) n precisa sujar as mãos …nem mesmo se identificar … o q ta acontecendo na Ucrania n e um levante popular ”claro” … e algo estranho .. parece ao meu ver algo orquestrado com um alvo claro .. a Russia … .. a Ucrania e a ”porta de entrada” pro território Russo … e o principal aliado ocidental e um ”defensor” natural … a grande maioria das forças ucranianas fundadas formadas doutrinadas com valores e treinamentos oferecido pelos russo … e uma relação antiga .. quase um Estado ”vassalo” … onde grande parte da Indústria naval de guerra Russa esta instalada ..e por onde escoa grande parte da produção de petroleo e gás pro restante da Europa .etc etc.. com tantos interesses em comum ..uma intervenção russa poderia ser considerado algo natural e normal em outros tempos … pra vcs verem como a coisa ta esquisita por la .. so observar esse link ..http://codinomeinformante.blogspot.com.br/2014/03/navio-mais-poderoso-da-marinha.html ..
Vejo esse exemplo na Ucrânia .. um exemplo e uma lição pro Brasil … Hj no Brasil temos embriões .. grupos ”separatistas” sendo criando e ate se fortalecendo… MST ( n duvido nada ..) …a ideia de ”nações indígenas” ganhando força no cenário mundial … entre outras coisas (”sul e o meu pais” … nordeste ) .. siglas …nomes …símbolos se mudam ..se criam .. conforme o interesse de quem deseja criar o kaos .(PCC).. h de acordar pro mundo q vivemos
fato .. a Ucrânia sofreu um golpe .. .. as forças militares em sua maioria debandaram pro lado russo… seguem em regime de espera ou se recusam a receber ordens desse novo gov .. e um absurdo a comunidade ocidental apoiar esse tipo de golpe ……Keiv por exemplo esta dominada por milícias .. e o Ocidente apoia esse absurdo a todo custo .. por um simples fato ..esse novo governo (formado por radicais ) ””promete”'(tudo pelo poder) ser ”pro OTAN” …..ta complicado
A Rússia estava suando para conseguir uma base nova no mar negro, pois a Crimeia que a Rússia tomou dos turcos, acabou ficando para a Ucrânia numa divisão administrativa dentro da URSS.
Os russos só deixaram a Crimeia deles quieta na Ucrânia, porque possuía maioria russa lá que fazia a Ucrânia inteira ficar do lado da Rússia, era um peso que trazia um país maior para seu lado. Agora com a Ucrânia chutando a Rússia, não há motivo algum para deixar o porto maravilhoso da Crimeia, de maioria russa com a Ucrânia só por “fair play”.
A Crimeia vai ficar independente, e os russos vão torná-la base definitiva da sua frota no mar negro.
E a Ucrânia vai seguir sangrando com a sua divisão interna sem a Crimeia, os russos só vão esperar para ver o socorro econômico da UE que já anda mal das pernas.
A Rússia estava precisando da Crimeia.
A população da Crimeia parece estar mais confortáveis com os russos que com o governo central da Ucrania. Aquele pedaço ali já era e os russos e crimeianos podem dizer a Ucrania “perdeu prey boy”. Ou vai parar na mão do Putin ou já vira um estado totalmente independente, que eu acho que ira acontecer!
Os partidos que deram o golpe são de extrema direita e agora imagino como os polacos, checos e eslovacos vão conseguir lidar com esse governo em futuro próximo.
O interessante é que esses “homens armados” estão sem os magazines nas armas e a tranquilidade que se mostra na foto não parece ser uma “tomada a força”.
Até onde Obama coloca suas fichas, ele arriscaria até mesmo a existência dos Estados Unidos pela Ucrânia? Nos últimos anos o ocidente vem agindo de maneira a cercar e isolar a Russia de todas as formas. A Ucrânia sempre foi vital para defesa do território russo, instalar um governo pró ocidente naquele país é como colocar uma faca na garganta russa, praticamente inviabilizaria qualquer defesa, alias essa foi a tática que Hitler usou na II GM e que propiciou vitórias esmagadoras no primeiro ano da invasão. O grande urso aprendeu a lição e não vai esperar as tropas da Otan chegar as portas de Moscou para usar as suas garras.
Daniel,
De fato.
Dificilmente algum país ocidental irá intervir diretamente nessa questão…
Contudo, uma ocorrência como essa terá consequências. Certamente haverá um recrudescimento da posição da OTAN no leste da Europa.
USA gosta de chutar cachorro morto,Quero ver agora como eles irão reagir,pois a Crimeia já esta nas mãos do Putin.Não questiono a supremacia bélica Americana,mas enfrentar a Rússia em um combate deve ser no mínimo preocupante.
Veremos até que ponto vai a prepotência Americana nessa questão.