Nos dias 10 e 11 de dezembro de 2013, o Capitão-Tenente Thiago Mendes Franco, primeiro Oficial da MB do 1° Esquadrão de Aviões de Transporte e Alarme Aéreo Antecipado (VEC-1) a realizar o curso de Aviação de Asa Fixa Multimotor na Marinha dos EUA, concluiu a 4ª fase do Estágio Intermediário e Avançado de Asa Fixa (EIAAF) do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais (CAAVO) 2010, ao realizar o estágio de pouso e decolagem a bordo (“carrier qualification”, tradicionalmente chamado de “Boat”) em porta-aviões.
Durante o evento, foram realizados quatro toques e arremetidas preparatórios, seguidos de dez pousos e dez catapultagens a bordo do USS Theodore Roosevelt (CVN 71), que operava a 60 milhas do litoral da Flórida.
Após a conclusão de sua qualificação, o nosso Aviador Naval obteve o “Top Hook”, ou seja, o melhor desempenho dentre os alunos da Naval Air Station (NAS) Kingsville (TX). Este título é concedido pelo Comandante do Esquadrão de Instrução ao aluno que obteve os melhores graus em todos os pousos.
O Oficial-Aluno prossegue agora para a última fase do EIAAF, o Advanced Multi-Engine MPTS E-2/C-2 Pipeline, que será realizada na NAS Corpus Christi (TX), onde voará a aeronave T-44C Pegasus.
A conclusão do curso e regresso ao Brasil estão previstos para maio deste ano.
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Concordo com você Luiz, de 6 a 8 aeronaves T-45, poderiam ser adquiridas e mantidas para treinamento dos nosso pilotos navais. Mais enquanto nossas Forças Armadas, tiverem seus constantes cortes orçamentários a cada ano que se inicia, fica difícil até para comprar papel higiênico. o mais importante que não ter um contingenciamento é a garantia do investimento continuado para que as Forças possam manter seus projetos estratégicos”, mais para isso, nossos nobres representantes do Congresso Nacional poderiam propor uma emenda Constitucional repassado 2% do PIB para as Forças Armadas.
Parabéns para este profissional na Marinha do Brasil.
Aproveite o tempo na US NAVY, pois lá existe uma marinha…
Pena que o nosso piloto, muito preparado, ao voltar, deverá encontrar a nossa realidade…
Imaginem se nossas forças fossem tratadas com mais respeito pelos ‘governantes”.
Se fossem feitos os investimentos que são realmente necessário,nossas forças seriam vista com outros olhos.Com certeza surgiriam muitos exemplos como esse do capitão aviador,pois capacidade eles tem,falta o incentivo “GRANA”.
Parabéns ao Capitão Aviador.
Quando o Brasil vai tomar vergonha na cara e comprar logo pelo menos uns 6 T-45 e fazer o treinamento aqui mesmo, para parar de depender dos americanos ???
Nem temos porta aviões como vamos fazer isso?
temos o A 4 que foi e sera sempre um excelente avião,e futuramente a versão naval do Gripem adequado ao porta aeronaves SP
Atualmente qual a situação deste esquadrão?
“Top Hook”…. no mínimo merece um parabéns!