O Comando-Geral de Apoio sediou na última quinta-feira (20/02), no Rio de Janeiro, uma reunião para apresentar a proposta de suporte logístico para os caças Gripen NG. O encontro teve a participação de militares da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) e de representantes da empresa sueca SAAB, responsável pela fabricação do caça. A reunião foi promovida pelo Comandante do COMGAP, Tenente-Brigadeiro do Ar Hélio Paes de Barros Júnior.
Durante o encontro, a SAAB apresentou as necessidades para o suporte e manutenção do ciclo de vida das novas aeronaves de combate da Força Aérea Brasileira (FAB), que servirá de base na elaboração dos termos do Contrato de Suporte Logístico dos caças. O diretor do Parque Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), Brigadeiro do Ar Roland Leonard Avramesco, também participou da reunião juntamente com engenheiros da unidade. O PAMA-SP será a organização responsável pelo gerenciamento do projeto.
Se os trabalhos forem feitos no PAMA SP,vão ser mais facil do que com os F-5,POIS O gRIPEN POUSA NUMA BOA NO CAmpo de MArte ,já o F-5 era transportado de carreta até Cumbica a BASP.
Possivelmente, será contratada alguma empresa brasileira para receber a tecnologia necessária para manter as aeronaves ou e propria Embraer irá faze-lo. A FAB está terceirizando a manutenção de sua frota já a algum tempo e planejando fechar diversos PAMAs. Possivelmente (acredito eu) os Gripens não serão assistidos pelo PAMA-SP, visto que há a previsão de seu fechamento. Mas ao contrário do F-5, os Gripens poderiam chegar voando.