Em janeiro de 2014 um V22 Osprey do United States Marine Corps (USMC) aterrisou pela primeira vez a bordo do Dixmude, 3º navio da classe Mistral pertencente à Marinha francesa.
O sucesso desta experiência confirmou a plena interoperabilidade dos navios da classe Mistral, com os meios utilizados pela American Expeditionary Strike Groups. Os LHDs (Landing Helicopter Dock), franceses são de fato totalmente interoperáveis com os LCAC, com helicópteros pesados (Sikorsky CH53 Sea Stallion) e agora com o V22 Opsrey, aeronave tilt rotor, Bell-Boeing.
Por cerca de duas horas, várias decolagens e pousos foram realizados a fim de realizar estudos ambientais. Estes permitiram ao esquadrão experimental da Marinha francesa, validar as operações do V22 com a aerologia específica do LHD francês e para afinar as zonas de desembarque do navio. Dada a massa, as dimensões, explosão e calor produzido pela aeronave tiltrotor, este primeiro experimento foi delicado.
Navios da classe Mistral, possuem o spot 1 na prôa do navio, reforçado para helicópteros pesados. Os LHDs da classe Mistral podem receber helicópteros NH90 Caiman pesando até 10 toneladas totalmente carregado, mas o V22 que desembarcou pesava 22 toneladas.
Dois pilotos de testes da marinha francesa (um de um esquadrão experimental, CEPA/10S, o outro da Agência de Aquisições francesa-DGA) estiveram presentes a bordo do V22 para observar e ajudar a equipe da USMC nas manobras. De acordo com o comandante do vôo CEPA/10S e engenheiro de teste, “com esta primeira fase validada no local, procedimentos refinados e execução de medidas ambientais, principalmente do vento e da temperatura. Embora tivéssemos pouca preocupação sobre isso, esses experimentos confirmam a capacidade dos LHDs classe Mistral, em operar o V22 em condições de segurança aceitáveis do ponto de vista do navio, bem como sob a perspectiva da aeronave.”
“O sucesso desta etapa é mais um marco para aumentar a interoperabilidade entre as marinhas francesa e americana e permite considerar uma aprovação mais ampla do navio para este tipo de aeronave “, concluiu o capitão Pierre de Briançon, Comandante do Dixmude LHD.
FONTE: navyrecognition
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval