Por Rubens Barbosa Filho
De um contrato assinado no final de Abril de 2013, para a venda de 30 jatos E175 com opção para mais 40 aeronaves, a Embraer prepara a entrega do 1º jato, do novo lote,para o 1º Trimestre deste ano.
Este contrato foi assinado após a fusão da United Airlines com a Continental Airlines em 2010, que foi cliente de lançamento do jato ERJ 145, em 1996, e um dos primeiros clientes do EMB 120 Brasilia, na década de 80.
Atualmente a frota da United Express (Shuttle America) conta com 68 E170.
A United Airlines informou que as aeronaves da Embraer, que voarão com as cores da United Express (Shuttle America), vão substituir alguns dos antigos jatos regionais de 50 assentos da frota da companhia. “Os E175 vão consumir 10% menos combustível e terão menos emissões de CO2, por assento, que a aeronave que vão substituir”.
Os aviões estão configurados com 76 assentos, alcance de 3.706 km (2 mil milhas náuticas), capacidade de operação em pistas curtas (Short Field Performance) e desempenho superior para operação em altas temperaturas e grandes altitudes. A capacidade do E175, juntamente com as suas características operacionais, o tornam a aeronave ideal para o mercado norte-americano.
Mais de 150 jatos E175 estão atualmente em serviço com 12 empresas aéreas no mundo.
Nesta foto exclusiva, o DAN mostra o primeiro jato (Msn 388) do novo lote, durante voo de produção.