Por Guilherme Wiltgen
O F-35C, a versão naval do Joint Strike Fighter, passou na primeira rodada de testes críticos do seu novo gancho de parada, que possibilita o pouso enganchado nos porta-aviões dotados com sistema de parada com cabos de arrasto.
“Todos os objetivos do teste de voo foram atendidos”, disse Joe DellaVedova, porta-voz do programa F-35, completando “Nós não estamos declarando vitória, mas no mês passado, entre 09 e 16 de janeiro, a equipe do F-35 realizou 36 pousos enganchados bem sucedidos na Naval Air Engineering Station Lakehurst, com o novo sistema, redesenhado na aeronave CF-3”.
Os testes foram conduzidos pelo Lt. Cmdr. Tony Wilson, do Naval Air Systems Command (NAVAIR), e a aeronave CF-3 é o primeiro F-35C a ser equipado com o sistema de gancho de parada redesenhado.
Após estes testes, a aeronave retornou às instalações de ensaio em Patuxent River, onde passará por mais testes nos próximos três ou quatro meses, para que possa receber a certificação para os ensaios de voo embarcado, previstos para acontecerem em outubro deste ano, a bordo do USS Nimitz (CVN-68).
Putz, um avião desse na MB seria um sonho!!!! Muito acima de qualquer material que já tivemos em todos os tempos, mas é exatamente o que falaram, não temos a menor condição de tê-lo, operá-lo e mantê-lo. O F-35 já é o melhor avião ocidental, só perde para o F-22, sendo este muito caro para qualquer país exceto os EUA, infelizmente é só para países de 1º mundo, não é para a nossa republiqueta de banana. Falar que ele pode ser travado por um Gripen é muito desconhecimento, o Gripen será abatido sem nem saber da existência do F-35. O F-22 então nem se fala, está muuuuuito à frente de qualquer oponente, se aqui fosse um páis sério teríamos participado do pool do F-35, lamentavelmente aqui poucos tem a visão do futuro. Quanto aos problemas de desenvolvimento, é absolutamente normal, vejam o F-16 que teve muitos problemas no início, mas agora, depois de 40 anos, ainda é, na minha opinião, o melhor caça leve do planeta.
Marcelo, seu comentário é uma piada, está sendo irônico, ou oque?
Leia sobre as capacidades do F-35.. ele é problemático? É, com certeza!!! mas da mesma forma que o F-117 e o B-2 devem ter sido na época de sua criação, entretanto é dessa forma que as coisas andam quando se tenta desenvolver novas tecnologias, conceitos, etc etc. é o famoso “pensar fora da casinha”.
Um “simples gripen” nunca combateria um F-35. O Joint Strike Fighter o veria antes do piloto do gripen imagina-lo!!
o rafale, gripen e SH são considerados como categoria infeirior (4,5++) e por isso não merecem nem ser comparados.
mas concordamos em 1 coisa, eu tb não iria querer este vetor na MB, pelo simples fato que não conseguimos manter Skyhawk´s da década de 50, AMX da decada de 80 e por aí vai.. imagina manter um vetor no estado da arte?
Durma-se com este barulho!
abraços!
Acho que o F35C não é invisivel, e quando suas características invisiveis não estão do seu lado, ele se torna um vetor fraco, com características de F16. E outra, temos que ver qual o alcançe de seus mísseis BVR, já que, quanto mais perto do alvo, mais fácil de ser localizado. Se tiver um AEW&C então….
Os mísseis de maior alcance do F35C colocados internamente são de cerca de o máximo 100km. Acredito que a 100km o Ereye da embrear já o detectaria, já que seu alcance é de 500km. Se detectado, o F35C não é mais que um F18 SH no ar. E um F18 SH o Gripen dá conta.
Ta aí um avião que queria ver longe da nossa marinha. Muito fraco pelo seu preço e não acho que deve cumprir suas funções primárias. Sem sua tecnologia Stealth não é nada. Apenas um caça leve. Poderia ser abatido por um “simples gripen”. Só pra contas o F35 vai ter momentos em que não será invisivel, afinal, é stealth, não 100% invisível. Perde e muito para um Rafale ou F18EF se não tiver o Stealth do seu lado.