Decisão foi tomada pela Corte Internacional de Justiça de Haia.Ela encerra um dos litígios territoriais mais antigos do continente.
A Corte Internacional de Justiça de Haia (CIJ) concedeu nesta segunda-feira (27) ao Peru parte do Oceano Pacífico que estava sob controle do Chile, em uma decisão histórica.
Segundo um mapa exibido na sala, os juízes da máxima instância judicial da ONU confirmaram as fronteiras reivindicadas pelo Chile até as 80 milhas e, além desse ponto, deram razão ao Peru até as 200 milhas.
A decisão desta segunda encerra um dos mais antigos litígios territoriais da América do Sul. Previamente, os dois governos prometeram atacar a decisão do tribunal.
Como consequência dessa decisão, o status quo foi rompido, mas, segundo as primeiras análises, isso não deve afetar os pescadores chilenos, principalmente os menores, que têm um raio de atuação de cerca de 40 milhas.
“Foi uma decisão adversa, mas não tão ruim como nós esperávamos, e isso porque o Estado fez uma boa defesa”, disse um pescador de Arica (norte do Chile) à imprensa local.
A leitura da decisão pelo presidente do tribunal, Peter Tomka, durou duas horas.
O documento analisou ponto a ponto as alegações apresentadas pelos dois países para sustentar suas causas.
FONTE: G1
Muitos falaram da Bolivia e acho que eles vão brigar muito pra ter esse acesso por que tem partes territoriais envolvidas fica mais complicado ainda.
Acho que a Bolívia não será bem sucedida em seu pleito!
É interessante dar uma olhada na seção de comentários
deste jornal peruano, há muitos peruanos insatisfeitos com o veredito da Corte de Haia…
http://www.larepublica.pe/26-01-2014/la-haya-corte-internacional-de-justicia-dara-lectura-al-esperado-fallo-este-lunes
Estas 80 milhas foram uma concessão da Corte de Haia ao Chile. como disse “um pescador de Arica (norte do Chile) à imprensa local” : “Foi uma decisão adversa, mas não tão ruim como nós esperávamos, e isso porque o Estado fez uma boa defesa”.
A decisão justa seria atender integralmente ao pleito peruano. Más esta concessão das 80 milhas sem dúvidas facilita aceitação, pelo Chile, da sentença da Corte de Haia.
Isso aí tem muita história pela frente, ainda bem que o Chile equipa as suas Forças….
A situação da Bolívia é insolúvel. As fronteiras terrestres dos países são claras e o tribunal não vai se meter, seria necessário um acordo. No tratado que incorporou territórios do Peru e da Bolívia ao Chile, o Chile está proibido de repassar os territórios ex-peruanos a terceiros. Então o Chile não poderia criar um corredor na fronteira peruana até o mar, mas apenas mais ao sul, o que dividiria seu território em dois. Essa decisão só piora a causa boliviana, se Chile e Peru não se entendem quanto ao mar, muito menos quanto a terra e os corredores de navegação que os bolivianos vão precisar.
Atacar ou acatar!????? a decisão….
Já é um grande passo dado em direção a paz , ainda não foi resolvido o problema da Bolívia, talvez esteja ainda no tribunal. Mas uma pergunta que não quer calar, e também está no Comitê de Descolonização , por que a Grã Bretanha não quer nem conversar com a Argentina ??
por que esta tem uma ilha nas aguas argentinas….