Recentemente, foram publicadas fotos de satélite das instalações de teste em solo chinesas equipadas com uma catapulta eletromagnética.
Este é a segunda instalação no mundo para este tipo de equipamento, além da existente nos Estados Unidos. Catapultas eletromagnéticas equiparão a nova classe porta-aviões dos EUA, a “Ford”. Em comparação com os dispositivos tradicionais, a catapulta a vapor, a nova catapulta possui pequeno deslocamento, alta eficiência e velocidade, peso leve e baixo custo operacional.
Na China, o trabalho sobre as catapultas EM começou em 2002, e em 2008 foi construído o primeiro protótipo de laboratório em escala 1:1. O supervisor do projeto, Professor da Academia Naval de Engenharia, major-general Ma Weiming, recebeu um prêmio na área de inovação científica e tecnológica.
De acordo com os cálculos feitos com base em imagens de satélite, o comprimento do dispositivo é de cerca de 120-150 m, o comprimento do trilho eletromagnético de cerca de 80 m. A China tem dominado tecnologia avançada na área de motores de indução lineares de alta potência, armazenamento de energia de alta performance e de geradores ultramodernos de pulso eletromagnético.
Fonte: militaryparitet.com
“Na China, o trabalho sobre as catapultas EM começou em 2002…”
——–
Ou seja: Estão trabalhando duro neste projeto já à 12 anos…Um desenvolvimento feito na China.
E em 2002, praticamente nada se falava, em público, sobre “catapultas electromagnéticas”.