O ministro da Defesa, Celso Amorim, autorizou nesta sexta-feira o envio de dois aviões Hércules C-130 com tripulação da Força Aérea Brasileira (FAB) para atuarem em combate a incêndios no Chile. As aeronaves partem amanhã (18) da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, equipadas com o Sistema MAFFS (Modular Airbone Fire-Fighting System). O destino das aeronaves é o Aeroporto Carriel Sur, em Concepcion, no sul do Chile.
A participação da FAB atende solicitação feita ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) pela Embaixada do Chile no Brasil. Ao ter acesso ao pedido, o coordenador-geral de Ações Internacionais de Combate à Fome do Itamaraty, Milton Rondó Filho, repassou o documento para a Subchefia de Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa (MD).
Agora à tarde, o chefe de Assuntos Estratégicos do MD, brigadeiro Nilson Soilet Carminati, recebeu autorização do ministro Amorim para mobilizar a FAB na missão de apoio ao governo chileno. Segundo documento do Itamaraty, o pedido tem por finalidade auxiliar no combate aos incêndios florestais “que vem assolando o país”.
O primeiro secretário da Embaixada chilena, Fernando Berguño, informou ao Itamaraty que seu país está reunindo mais informações sobre os locais onde os equipamentos serão utilizados. Nas palavras de Berguño, o governo do Chile “é muito grato” à ajuda brasileira.
Na semana passada, o presidente do Chile, Sebastián Piñeira, decretou alerta sanitário para a capital Santiago e as regiões metropolitanas de Valparaíso, del Maule e Araucanía. O alerta foi dado depois que várias localidades foram afetadas por uma densa nuvem de fumaça provocada por três incêndios na zona central do país.
De acordo com dados divulgados pela imprensa chilena, o país foi afetado por 66% a mais de incêndios neste verão em comparação com o ano passado, e já foram queimados mais de 40.000 hectares em nível nacional, sem registro de vítimas.
FONTE : defesa.gov.br
Gostaria de saber qual e o numero de aeronaves do modelo C-130 H que a FAB possui nos dias de hoje.
O Brasil utiliza sim este equipamento. O que ocorre é que não é frequentemente noticiado.
Aliás, como o país é uma federação, qualquer ação do governo federal nos estados deve ser precedido por pedido dos Govenadores (exceto em situações definidas constitucionalmente, mas então caracteriza intervenção). Estes, através das suas estruturas internas de segurança e defesa civil, é que são os responsáveis por atuarem no combate a incêndios florestais, mesmo em reservas federais. Então é aconselhável conferir primeiro o que nossos governadores dos estados estão providenciando como estrutura para, entre outras coisas, combaterem incendio florestais.
A propósito, é de grande interesse do Brasil que este incêncio no Chile seja combatido pois toda a fumaça produzida lá facilmente se alastra até aqui, podendo causar sérios problemas ao tráfego aéreo local. Então é melhor tratar do problema antes que seus possíveis efeitos surjam aqui.
Só como exemplo, é bom lembrar do vulcão que entrou em erupção no Chile em 2011, e suas cinzas chegaram até aqui (link abaixo). Moro no sul do Brasil, a uns 1500 km da fronteira com o Uruguai e, um belo dia, saindo do trabalho as 17:00hs o céu azul havia sumido e no seu lugar apareceu o que achei que fosse neblina num dia ainda bastante claro, pois era início do inverno. Mas não era neblina, era fumaça do vulcão chileno que havia chego até aqui.
http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/06/nuvens-de-vulcao-do-chile-atingem-fronteira-com-o-brasil-diz-fab.html
O que mais me impressiona e´que em alguns sites diziam que as forças armadas do chile eram as mais bem equipadas e preparadas da América do Sul, só porque compraram uns aviõezinhos usados dos EUA, no entanto, precisam de ajuda até pra apagar um incêndio…
Como o Governo Brasileiro é solidário.
Quando estes Hércules estiverem perto do fim da sua vida útil,poderíamos doar eles para o Chile,a exemplo do que se faz com Tucano,UH-1.Manutenção se precisar ,faremos aqui tbm sem problemas,como aconteceu num passado não muito distante com Esquilo Do Uruguai e Blindados Cascavel do Paraguai.
O que me deixa mais pasmo é que o Brasil não usa este meio para apagar incendio por aqui.Que coisa não .
A Força Aérea Brasileira possui 8 ou 10 desses tipo de equipamentos para combate a incêndio que podem ser instalados rapidamente no C-130 Hércules, é o mesmo equipamento que será utilizado nos futuros KC-390. Agora, se eles não são utilizados no combate a incêndio quando ocorrem no Brasil, isso se deve ao meu ver, em grande parte pela burrocrácia que imperá nesse país, o estado onde ocorre esse incêndio deve solicitar ajuda ao Governo Federal, que por sua vez, deve acionar a FAB, para esse tipo de ação. Pois bem, nós todos sabemos como funciona isso nesse país…
Acho que essa é uma boa oportunidade para falar sobre o futuro do Hércules na FAB. Ou, mais genericamente, da capacidade de prover transporte de FAB.
Apesar de ser favorável a aquisição KC-390, até porque é praticamente um pedido sob encomenda da FAB, acho que ainda existe muito espaço para atuação em conjunto com o C-130. Esta situação no Chile é uma delas, em que a capacidade de voar mais lentamente pode se tornar uma vantagem.
Outro ponto é a falta de discussão sobre uma hipotética aquisição de cargueiros pesados. O END dá enfoque especial ao deslocamento rápido, mas alguns sistemas que o Brasil pretende adquirir/desenvolver simplesmente não poderão ser deslocados através de KC-390 ou C-130. É o caso dos sistemas AAA móveis, sistemas de artilharia auto-propulsada e dos MBT. Ou então, seguindo o princípio da diplomacia de dissuassão, deslocar um grupo significativo de meios militares, ou ajuda humanitária, em apoio a alguma nação que nos solicite e isto exija um aporte grande de recursos. Enfim, um cargueiro pesado também carrega “o tamanho” do auxílio que o país pode proporcionar pela via diplomática. O problema é saber de quem comprar pois, se não estou enganado, apenas dois países produzem este equipamento hoje em dia (estou desconsiderando A-400 porque nasceu “ontem, e o modelo chinês Y-20 que ainda está em testes).
Interessante, nem sabia que o Brasil possuía este dipositivo no C-130, já houve diversos incêndios florestais monumentais por aqui e nunca vi eles atuando, impressionante como nós brasileiros não damos a mínima para próprias florestas, mas estamos ajudando um país vizinho a conter incêndios, quando aqui os incêndios destroem muitas vezes 90% da vegetação de uma reserva e o que temos são bombeiros usando tapa-tapa, respirando fumaça e correndo risco de vida. Claro que estou de acordo em ajudar, mas devíamos usar aqui também. Lembro de um avião menor, do tipo agrícola, que numa feira de aviação no RJ lançou água em cima da pessoas e acabou matando uma, depois disso o avião sumiu. O piloto deve ter sido promovido e foi para reserva.
Interessante…também não sabia que os nossos Gordos utilizavam esse dispositivo.Disseram ,em posts posteriores,que já foi usado no Brasil.
Francamente nunca vi nenhuma matéria sobre isso.
A gente(Brasil) é tão bonzinho com os nossos vizinhos que chega a parecer “o tonto da rua”!