Fontes israelenses confirmaram que a Argentina esta negociando a compra de 18 aviões de combate Kfir Block 60, modelo resultante da reconstrução e modernização do conhecido jato supersônico desenvolvido pela israelense Israel Aerospace Industries (IAI). Essas negociações seriam uma alternativa que esta sendo considerada em função da anunciada desistência argentina com relação à planejada compra de 16 Dassault Mirage F1M usados da Espanha.
Em setembro passado a IAI já tinha divulgado que duas Forças Aéreas estavam interessadas em adquirir o Kfir Block 60. Uma fonte da companhia assegurou que o primeiro exemplar será entregue apenas um ano após a assinatura do contrato. A mesma fonte estimou que o mercado oferece um potencial de absorção ao redor de “dois ou três esquadrões”.
O Kfir Block 60 incorpora inúmeros avanços com relação aos modelos anteriores, incluindo um novo radar de varredura eletrônica (AESA) da israelense Elta, aviônica de arquitetura aberta, “glasscockpit” de geração mais recente e refinamentos aerodinâmicos. Além disso, o motores General Electric J79 são entregues integrados às aeronaves em estado de “zero hora”.
Originalmente desenvolvido para a Força Aérea de Israel, o primeiro protótipo voou a 40 anos atrás. Esta em serviço atualmente na Colômbia, Equador e Sri Lanka. As versões mais recentes correspondem à C.10 e C.12 empregados pela Força Aérea da Colômbia (FAC), a qual possui radar pulso-doppler EL/M-2032, compatibilidade com misseis RafaelPython 5 e Derby, interface para pods Rafael Litening e capacidade para reabastecimento ar-ar.
FONTE: T&D