Por Peter Hakim
Brasil recusa Boeing foi a manchete do New York Times após a muitas vezes adiada decisão brasileira de gastar quase US$ 5 bilhões na compra de jatos de combate da fabricante sueca Saab, em vez da rival americana Boeing. Representantes do governo brasileiro insistiram em que critérios financeiros e técnicos determinaram a escolha, rejeitando a ideia de que se tenha tratado de uma reprimenda ou um revide por causa das atividades de espionagem dos EUA, que já tinham levado a presidente Dilma Rousseff a cancelar uma visita de Estado a Washington, atitude quase sem precedentes. Por que o Brasil optou pelos caças suecos é uma questão complexa que revela muito sobre as atuais relações Brasil-EUA. Mas ainda mais vital é a preocupação com os efeitos que essa decisão terá no futuro dessas relações.
Os laços entre americanos e brasileiros foram abalados nos anos recentes por uma série de desacordos em questões regionais e globais. O estrago foi particularmente grave no caso do impasse acerca das negociações entre Brasil e Irã em 2010 sobre enriquecimento de urânio. Em 2013 a relação enfraquecida chegou ao ponto mais baixo no intervalo de uma geração, ou mais, por causa da revelação das dimensões da espionagem americana no Brasil, que invadiu até as comunicações da presidente Dilma com seus principais assessores e os arquivos particulares da Petrobrás, estatal brasileira do setor de petróleo. Em resposta, a presidente não só cancelou a viagem de Estado, como iniciou uma campanha internacional contra as operações de inteligência dos EUA.
A revelação das atividades de espionagem dos EUA e a subsequente resposta de ambos os governos reforçaram a antiga desconfiança entre os dois países. Representantes de Washington consideraram a reação brasileira tensa e exagerada. Para eles, o Brasil precisa entender que a segurança dos EUA exige expansivo esforço global de inteligência, que Washington não pretendeu prejudicar o Brasil e que essas questões devem ser tratadas longe dos olhos do público.
Do ponto de vista do Brasil, os EUA agiram novamente como valentões. A invasiva espionagem de Washington sublinhou a disposição americana de obter vantagens indevidas de sua superioridade econômica e tecnológica. Para piorar a situação, os EUA trataram a indignação da chanceler alemã, Angela Merkel, com muito mais seriedade do que as queixas da presidente brasileira. A diferença no tratamento não passou despercebida em Brasília.
A escolha entre Saab e Boeing pode ser defendida de acordo com os critérios do próprio Brasil – os custos de compra e operação das aeronaves, a qualidade do seu desempenho e a obtenção de acesso a novas tecnologias. Os jatos da Saab, por exemplo, são bem mais baratos que o modelo da Boeing e o governo sueco impõe bem menos restrições à transferência de tecnologia. Mas o avião americano, há muito tido como o preferido pela Força Aérea Brasileira, é tecnicamente muito superior.
Não há razão para duvidar da escolha brasileira em bases técnicas ou econômicas. A questão central para as relações Brasil – EUA envolve o momento em que a decisão foi tomada. Após as grandes manifestações contra a corrupção e o desperdício de dinheiro pelo governo, e com ja aproximação das eleições presidenciais, foi surpreendente o Brasil ter optado por concluir a negociação nesse momento. Relatos da imprensa dizem que até o alto escalão da Força Aérea foi notificado apenas poucos dias antes do anúncio da compra. Depois de sucessivos governos brasileiros terem adiado a decisão por anos, previa-se que ela ainda estivesse distante. Isso indica que os brasileiros quiseram, de fato, enviar uma mensagem a Washington sobre sua crescente desconfiança em relação ao govemo americano e também deixar claro seu desapontamento com a resposta dos EUA às críticas contra seu programa de espionagem.
O govemo americano não ficou feliz com a rejeição do Boeing F-18, vista por muitos como mais uma reação intempestiva à vigilância dos EUA e outro retrocesso na relação bilateral. O govemo brasileiro com certeza sabia que essa seria a interpretação de suas ações pelos EUA e prosseguiu mesmo assim.
A disputa relacionada às operações de espionagem é o segundo maior confronto entre Brasil e EUA nos últimos três anos. O primeiro, envolvendo o Irã, teve custo maior e continua a provocar estrago, ainda que os laços do Brasil com o país do Oriente Médio tenham esfriado.
A revelação das operações de espionagem já frustrou diías tentativas de traçar um rumo mais cooperativo e menos contencioso para as relações Brasil-EUA. A visita de Estado da presidente Dilma teria sido a ocasião primordial para restaurar a boa vontade entre os dois países. Em boa medida, uma visita bem conduzida teria demonstrado a importância regional e global do Brasil na política externa americana, resultado que a maioria dos brasileiros claramente desejava. A decisão de comprar os caças da Boeing teria impacto ainda maior. Isso teria apagado a maioria das duvidas sobre o desejo brasileiro de aprofundar os arranjos econômicos e de segurança com os EUA e aberto caminho para nova cooperação tecnológica e militar. Nada no horizonte se aproxima da oferta de oportunidades na visita de Estado ou da compra dos jatos da Boeing. Por mais que sejam agora revistas pela Casa Branca, as operações de espionagem prosseguem.
Não há caminho fácil para solucionar o desacordo atual entre Brasil e EUA. Formalmente, a visita de Dilma foi apenas “adiada”, e não cancelada – assim ela pode ser remarcada, mas nenhum dos dois países se mostrou muito interessado em fazê-lo. E uma reunião de cúpula presidencial pode ser perda de tempo até que as tensões subjacentes sejam moderadas e ambos os governos tenham a sensação de que algo de concreto possa ser alcançado. A melhor maneira de começar pode ser os dois governos reconhecerem que o relacionamento entre eles enfrenta sério problemas e começarem a focar pesadamente em impedir qualquer deterioração adicional.
FONTE: O Estadão
Os pró americanos sempre baixando as causas até o ponto do ridículo. CARAMBA, os CARAS nos espionam, roubam informações valiosíssimas, há décadas sabotam nosso desenvolvimento e nos tem como rivais, aí ainda vem gente dizer que tudo bem, eles são os donos do mundo e o Brasil é o jardim do quintal deles, devemos aceitar suas desculpas que não foram dadas e a falta de consideração que contrário ao caso na Alemanha que ouve todo um protocolo do presidente Obama tentando explicar o fato aos alemães. Bem, pra resumir, se comprássemos o avião americano corríamos um sério risco de ter um equipamento nas mãos caro e que a transferência de tecnologia se ocorresse, seria pouca e ultrapassada, além de em caso de em caso de conflito com alguém aliado aos americanos, seriamos desativados, pois os códigos fontes pertencem a eles e por aí vai. Americano não treina um cão para que ele possa morde-lo de jeito nenhum!
A Suécia quer roubar o Pré-Sal ??????? . . . . . . .
Tá bom, então se trata apenas de compra de aviões? Eu achava que era mais coisa, achava que era o inicio de um desenvolvimento proprio a partir da associação com os suecos . . . . Mas entendo que voces pensem desta forma, afinal é só acompanhar a via crucis da formação dos pilotos brasileiros que têm que se curvar COMPLETAMENTE aos ditames dos EUA . . . é de se entender que voces achem isto normal, eu considero complexo de vira lata e falta de coragem para assumir em suas mãos o próprio destino . . . .
Primeiro: Estamos parados no tempo com relação à satélites, isto abre brechas e mais brechas.
Segundo: Os americanos já nos provaram que não temos o mesmo ‘nível’ dos aliados.
Terceiro: Já tomamos na cabeça antes com eles. Confiar de novo pra que? Vamos ser mais objetivos, a aquisição deste vetor “É” clara em seu objetivo: tot. Infelizmente, garantias americanas não são totais, sendo assim, mesmo sendo o SH superior, entraríamos novamente no conto da carochinha.
Quarto: Temos falhado em desenvolver nosso próprio parque tecnológico, sequer podemos vender o ST sem a autorização dos americanos porque o recheio é deles, e isto não é um problema deles, mas nosso. Ninguém é obrigado a entregar tecnologia de graça, ou mesmo pagando.
Acorda Brasil.
Achar que os Estados Unidos, não espionam ou vão deixar de espionar o mundo, é de muita ingenuidade, a final, foram eles que “inventaram” a internet….! Só sendo muito ingenuo para acreditar nas estatísticas, nos duendes e na televisão…
Pois bem… Para não causar nenhum mal estar ou incidente diplomático com a moderação do DAN (hehehe… ), vou me limitar apenas à alguns pensamentos soltos:
1- A prática de espionagem existe desde que o homem das cavernas espreitava as fêmeas da própria tribo através das frestas das cavernas ou os membros das tribos rivais do alto das copas das árvores… E, já naquela época a reação dos observados não era nada amistosa quando percebiam o “curioso”… Maaasss, claro que não só o instinto natural da revolta como também o da curiosidade também já dominava a mente primitiva dos membros da maioria absoluta das tribos;
2- Se -infelizmente ou não – as questões políticas, oportunistas e/ou convenientes, pesaram mais na decisão do FX-2 do que as questões técnicas e econômicas… FELIZMENTE e à meu ver, o fato é que tanto os requisitos técnicos e econômicos saíram ou sairão ganhando no conjunto da obra… Só depende da competência e seriedade dos atores que protagonizarão os trabalhos…;
3- Enfim, o choro é gratuito!… Maaasss, NÃO vejo motivos… Pois, novamente à meu ver, todos sairão gannhando… A Defesa e o Brasil com a imprescindível escolha de um novo e capaz vetor para a aviação de caça e com a parceria tecnológica com a SAAB… A Suécia por ganhar um mercado com o potencial do mercado brasileiro e sua área regional de influência… Os EUA, pois pelo menos os motores utilizados no Gripen são de fabricação americana… A própria França, que além de terem abocanhado PROSUB e o fornecimento dos EC-725, ainda terá a oportunidade de fornecer (entre outros) boa parte os armamentos integrados ao sistema Gripen… Já a Rússia, que corria por fora, ainda não foi desta vez…. E, a China?!?!… Bom… A China já tem os bilhões de lucro em muamba que abastece o mercadão brasileiro… Enfim, como dizia o meu avô: NEGÓCIO BOM É AQUELE QUE É BOM PRA TODOS…!… E, AMÉM!… 😉