A Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa da Índia (DRDO, na sigla inglesa) começou a projetar o futuro caça da quinta geração AMCA (Advanced Medium Combat Aircraft – Avião de Combate Médio Avançado), declarou o diretor geral do departamento de sistemas aeroespaciais da DRDO Tamilmani Kandasamy.
Segundo ele, o novo avião de combate estará pronto em 2018.
O futuro caça será bimotor, pela primeira vez num avião de combate de produção indiana serão usadas tecnologias stealth. O peso do AMCA será de 20 toneladas, e o raio de ação de combate do avião será de cerca de 1.000 quilômetros. O caça será capaz de atingir velocidades de até 2.000 quilômetros por hora.
FONTE: Voz da Rússia
NOTA DO EDITOR: Esta data anunciada me parece um pouco ufanista. Sabemos que a Índia está buscando o desenvolvimento, mas afirmar que já em 2018, terão um caça indiano de 5ª geração, é uma afirmação exagerada. Vamos acompanhar e ver esta data “evoluindo”.
2018,só se o motor, a aviônica, o radar tudo for de fornecedores estrangeiros, por que se for para ser desenvolvido localmente, tá f….mesmo se for comprado de outros países fazer um caça de quinta geração em 4 anos,fala sério, eles podem até colocar uma coisa com cara de quinta geração voando mas com aviônica , radar e motor de quarta, e olhe lá, assim como os Chinas fazem!como disse o Paulo, mudar a lataria de algum caça e falar que é novo, a concepção e construção de um caça desses leva mais de uma década!
hahah 2018 não dá a menos que só mudem a latariam de algum caça e falem que é o novo.
Eu vi por muitos anos a turma do “”” KKKKK e solta pecinha”””” com relação a China e sua busca por soberania e independência tecnológica e hoje muita gente tem que engolir goela abaixo os resultados . A ìndia vai forte pelo mesmo caminho, não é a toa que escolheu o RAFALE, gente séria e não está para “”””KKKs”””, já tinham de prateleira vetores excelentes de pratleira e agora querem a tecnologia de um super caça com projeção nuclear mais um 5ª GERAÇÃO .
Vamos rir mesmo… vamos rir.
Amigo alexandre, por isso é stelth, nem radar ve, nem agente kkkkkkkkkkkkkkkk
Esses indianos são uma graça, não homologaram sequer o tejas, que ainda está sendo testado e já falam em caça stealth em 2018,kkkkkkk Acredito piamente neles, será o caça mais invisível de 2018, ninguém verá,kkkkkkkkkk
2018????? A Índia passou não seu quantas décadas para colocar o tejas operacional e agora esse senhor vem dizer que em 2018 o caça de quinta geração deles já vai estar pronto antes mesmo do caça que eles vão fazer em parceria com os russos. Isso não é ufanismo não, é delírio mesmo.
O fraquíssimo inventário deles :
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_active_Indian_military_aircraft
e nós muuuito espertos vamos de que mesmo ???
e sem repasse tecnógico crítico.
Ver a data “evoluir” é um conceito bem interessante. 🙂
Sobre a Índia, as vezes dá a impressão que estão criando um futuro balaio de gatos no setor de defesa. Eles possuem um parque tecnologico bastante moderno para continuarem a adquirir meios (principalmente aviões), de quase todos os fornecedores conhecidos. Fazer com que todos conversem entre si vai ser uma tarefa bem interessante.