Na próxima sexta-feira, 10 de janeiro, às 11h, será realizada a Transmissão do Cargo de Chefe do Estado-Maior da Armada. A cerimônia ocorrerá no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, e contará com a presença do Ministro da Defesa, Embaixador Celso Amorim, do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, e de diversas autoridades civis e militares.
Na ocasião, o Almirante-de-Esquadra Eduardo Monteiro Lopes transmitirá o cargo para o Almirante-de-Esquadra Carlos Augusto de Sousa.
O Estado-Maior da Armada (EMA) é o Órgão de Direção Geral da Força, tendo como propósito o assessoramento ao Comandante da Marinha na direção do Comando da Marinha e no desempenho de suas atribuições no Conselho Militar de Defesa e no Conselho de Defesa Nacional. Para a consecução de seu propósito, o EMA possui diversas tarefas cabendo ressaltar as seguintes:
– Elaborar a doutrina, a política e o planejamento estratégico da Marinha;
– Controlar e coordenar a Política Marítima Nacional (PMN);
– Planejar a logística naval e supervisionar sua execução;
– Planejar a mobilização marítima;
– Coordenar e controlar a participação da Marinha em grupos de trabalhos no âmbito do Ministério da Defesa e interministeriais ou de interesse governamental; e
– Assessorar o Comandante da Marinha no tocante às atribuições da Autoridade Marítima.
FONTE: EMA