Por Guilherme Wiltgen
A China apresentou mais um capítulo da evolução do seu poderio militar, o Shenyang J-16, seu mais avançado caça.
Acredita-se que a aeronave mostrada seja um protótipo porque ostenta o número “1601”. O evento também é destaque, pois foi a primeira vez que um avião de guerra chinês é revelado em modo de voo e não pousado em alguma instalação militar. A imagem do caça biplace, multi-função e de 3,5 geração, foi publicada no site Dingsheng na sexta-feira e, segundo alguns internautas chineses, o caça está em fase de testes em uma base de ensaios de voo localizada na província de Hebei, no norte da China.
O avião foi desenvolvido pela Shenyang Aircraft Corp. para a Aviação Naval. Um executivo da empresa foi recentemente citado pela mídia chinesa dizendo que o J-16 poderia rivalizar com o russo Su-35. Já os analistas militares disseram que o J-16 é uma versão melhorada do também russo Su-30MK2.
O J-16 pode transportar uma carga máxima de 12 toneladas de armamento, entre bombas e mísseis, incluindo os mísseis anti-navio YJ-62 e YJ-83.
Reportagens anteriores disseram que o sistema de navegação eletrônica do J-16 foi melhorado, em relação ao do J-15, e espera-se que o novo caça substitua gradualmente este último.
Amigos,
Creio que esse caça seria, no máximo, classificado como um geração 4+… A geração 4.5 seria caracterizada por tecnologias inerentes a quinta geração em um desenho da quarta geração, tais como Gripen NG, que incluirá um radar AESA, link para transmissão de dados em tempo real, e por aí vai, além da baixíssima detectabilidade ( embora não seja stealth ), ou alguma aeronave projetada especificamente dentro dessa geração, como Rafale e Typhoon, e que inclui as inovações que citei acima.
A quinta geração seria definida basicamente pelo desenho stealth somado a tecnologias no estado da arte.
Todo dia tem notícias de equipamentos militares desenvolvidos pela China. O estranho é eles não venderem nada e quando vendem, como os radares para o Equador ou jatos de treinamento para a venezuela não prestam. É tudo propaganda! É o mesmo oque é vendido na 25 de março. Não presta.
Tem que ter muita calma!!
A China está com sérios problemas ao tentar replicar os motores russos. Até peças sobressalentes estão em falta por lá!! O governo Chinês tem até visitado países do antigo bloco soviético à procura de peças de qualquer motor russo.
Os russos não estão conseguindo, ou não querem, atender completamente a demanda chinesa por motores.
E este é o principal problema chinês no desenvolvimento de sua aviação de caça
Ela não quer…
E podemos comparar ele com qual russo? O Su-30 ou o Su-35?
A meu ver, vem outra série Sukhoy por ai, más MADE IN CHINA, ao estilo Su-30 / SU-30MKI / SU-35 / SU-35BM e por ai vai.
A roupagem é a mesma, más o recheio não. Dai, se colocam J-16A / J16-B / J-16C e o resto, todo mundo já sabe.
O J-16 com uma impressionante e explosiva carga 🙂
http://i.imgur.com/ft90pm1.jpg
verídico?
Tambem duvidei,mais depois que me falaram que não era montagem ,fui pesquisar e vi que estas bombas são DE 125 KGS se não me falhe a memo´ria ,por isso da impressão que ele ta carregadão.
Será que ele decola do Liaoning com 12t de armas? Ta aí um problema ao Japão/EUA.
Ele não carrega toda este peso de armas.
O problema deste avião é que precisa decolar com pouco combustívelo,para depois reabastecer REVO,pois com seu maximo armamento ele não decola de tanque cheio.
“A imagem do caça biplace, multi-função e de 3,5 geração…”
–
3,5 G? Deve ser um erro do texto, pois seguramente o J-16 é no mínimo um caça de 4,5G…
Fred, também estranhei, mas no texto que li está classificando como 3,5 geração.
FA
Essa é uma confusão comum quando se fala de caças chineses, pois eles classificam os caças sempre com uma geração a menos que os ocidentais. Resumindo, o 3,5G para os chineses é o mesmo que 4,5G p/ nós.