Comandante da Marinha e Ministro da Defesa inauguram núcleo de missão naval em Cabo Verde
No dia 19 de novembro, na Cidade de Praia, foi inaugurado o Núcleo de Missão Naval em Cabo Verde, com o propósito de ampliar a cooperação entre os dois países na área de Defesa.
A assinatura contou com as presenças do Ministro da Defesa, Embaixador Celso Amorim; do Ministro da Defesa Nacional de Cabo Verde, Jorge Homero Tolentino Araújo; do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto; do Embaixador do Brasil em Cabo Verde, João Inácio Oswald Padilha; e do Comandante da Guarda Costeira, Tenente-Coronel Anildo Emanuel da Graça Morais, além de autoridades civis e militares cabo-verdianas.
A inauguração foi vista com entusiasmo pelos dois países: “A cooperação entre os nossos países atingiu níveis significativos”, comemorou o Ministro da Defesa Nacional, Jorge Tolentino, durante o evento que oficializou o início dos trabalhos da Missão Naval.
A cooperação atuará inicialmente em ações visando à formação dos militares cabo-verdianos nas escolas militares brasileiras. Essa necessidade foi apontada como prioritária pelas autoridades locais, pois o país realiza, nesse momento, a modernização de suas forças de defesa, especialmente da Guarda Costeira.
Um relevante exemplo de resultado dessa cooperação foi a doação de uniformes feita pela Marinha do Brasil à Guarda Costeira cabo-verdiana, pois se revelou um fator motivacional importante, dando nova identidade daquele país.
Os ministros também comentaram sobre cooperação de pessoal para participação em Missões de Paz e concordaram com a necessidade de ampliar a troca de informações sobre tráfego marítimo internacional, com o objetivo de aumentar a vigilância no Atlântico Sul, fortalecendo os mecanismos de prevenção e combate às novas ameaças, como a pirataria e a pesca ilegal.
“…e concordaram com a necessidade de ampliar a troca de informações sobre tráfego marítimo internacional, com o objetivo de aumentar a vigilância no Atlântico Sul, fortalecendo os mecanismos de prevenção e combate às novas ameaças, como a pirataria e a pesca ilegal.”
————————————————–
Seria altamente estratégica a instalação de radares para vigilância aeronaval em Cabo Verde. Dependendo da potencia, radares instalados em Fernando de Noronha (0 ou Natal) e Cabo Verde, poderiam rastrear todo o tráfego marítimo e aéreo entre o Atlântico Sul e o Atlântico Norte, cobrindo todo a passagem do Oceano Atlântico entre a África e Natal-RN.
eis aí o mpotivo da approximação BR ccom os Africannos em geral. “Controle” do AS.