O procedimento para a aquisição de equipamentos para as etapas do estaleiro e da base naval é semelhante ao realizado pela Marinha e Odebrecht para a UFEM.
Entretanto, com a evolução do projeto em porte e complexidade, a classificação, a seleção e a contratação dos fornecedores compõem um processo mais amplo e exigente, requerendo das indústrias, estágios maiores de capacitação e qualificação.
O comandante Victor Eduardo D. Antunes, Capitão-de-Mar-e-Guerra e Gerente de Apoio à Construção do EBN, observa que as empresas participantes deste projeto são levadas a se desenvolver nas esferas tecnológica e produtiva, a adquirir conhecimentos e, muitas vezes, a ampliar suas unidades fabris e mão de obra.
“Entendemos que o alto nível de qualidade e de expertise alcançado pelas indústrias para o fornecimento ao Prosub é um diferencial importante para estas empresas no mercado interno e externo. Hoje participam do estaleiro, amanhã continuarão fornecendo para a Marinha e no futuro, terão uma boa repercussão internacional e condições de exportar os seus produtos. O Prosub é um reflexo claro da capacitação nacional em diversos segmentos e as empresas que aqui estão poderão se beneficiar dos resultados deste empreendimento único.”
A aquisição dos equipamentos para as instalações é uma atividade que antecede a obra e ocorre em paralelo com o desenvolvimento do projeto. Antes do término da UFEM, tanto a Engenharia da Marinha quanto a Engenharia da Odebrecht já trabalhavam nas definições de layout e de equipamentos para o estaleiro na área Sul do empreendimento.
A Odebrecht, contratada pela Marinha para a construção e aquisição dos equipamentos, elabora determinados pela DCNS, empresa responsável pelo fornecimento de informações técnicas para a infraestrutura necessária à construção dos submarinos convencionais e nuclear. O projeto é enviado à Marinha para análise e após aprovação, é devolvido à Odebrecht para a aquisição dos itens no mercado.
No estágio atual da obra do estaleiro, o principal equipamento em pauta é o shiplift, adquirido no exterior, por meio de uma licitação internacional, cujas especificações de projeto estão diretamente relacionadas ao término das obras marítimas de cais e início da parte civil.
O estaleiro de construção do Prosub irá requerer uma série de equipamentos com especificações diferentes daqueles disponíveis no mercado nacional, porém possíveis de serem fabricados por indústrias brasileiras. O comandante Victor Eduardo Antunes ressalta que a experiência com a UFEM, proporcionou à Marinha e à Odebrecht, um conhecimento mais amplo das empresas com capacidade para atender o atual cronograma do estaleiro e que muitas destas, que já tem ciência dos requisitos estabelecidos no edital, já estão se organizando para tal participação.
“O programa de aquisições para o estaleiro de construção é significativamente maior do que aquele da UFEM e, em face do sucesso obtido nesta fase do empreendimento, acreditamos que além das empresas fornecedoras desta Unidade, teremos muitas outras indústrias nacionais interessadas em participar do Prosub.”
FONTE: Tecnonews – FOTOS: Odebretch