A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu a oitava aeronave de patrulha P-3AM – Orion, conhecida como a guardiã do pré-sal. A entrega do avião registrado sob a matrícula FAB 7205 foi realizada em Sevilha, na Espanha, na segunda-feira (16/12). O traslado da aeronave até o Brasil foi feito pela tripulação do Esquadrão Orungan (1º/7º GAV), sediado em Salvador (BA).
A nova aeronave faz parte do contrato de modernização da frota de patrulha da Força Aérea Brasileira (FAB) assinado pelo Comando da Aeronáutica (COMAER), por meio da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC).
O P-3A – Orion é usado na vigilância e proteção de áreas marítimas e dos recursos naturais da Amazônia Legal e, de modo especial, a região do pré-sal. Além disso, a aeronave apoia as atividades de busca e salvamento no Atlântico Sul sob responsabilidade do Brasil.
O avião possui um dos mais modernos sistemas para identificação por radar e dispõe do mecanismo Forward Looking Infra-Red (FLIR), que complementa as informações dos tráfegos marítimos, fornecendo imagens nítidas e claras mesmo no período noturno. A aeronave permite localizar, identificar e repassar todo o cenário do tráfego marítimo para embarcações da Marinha do Brasil e direcionar a atividade de policiamento para as áreas mais críticas.
FONTE : Agência Força Aérea
* Nossa costa, quis dizer.
Será que iriam divulgar? Se encontrarem algum sub ou qualquer outro equipamento intruso. Eu acredito que já detectaram alguns elementos estranhos e classificaram como sigilosos. Nossa nunca foi tão bem patrulhada como nestes últimos meses e muito provavelmente é, ou era, frequentada.
Acho que divulgariam, pois seria mais uma justificativa além do pré-sal, para os gastos no PROSUB e demais programas das 3 forças. Infelizmente aqui no Brasil, é preciso ficar inventando desculpas para investir em defesa.
Acho que a FAB preencheu uma grande lacuna no patrulhamento. O mais legal dessa aeronave é a sua capacidade ASW, já pensou o p-3 em uma de suas missões de reconhecimento, consegui-se localizar um sub desconhecido passeando tranquilamente por nossa costa? Ia ser um baita susto, rs.
Ontem eu estava tentando contabilizar o que as forças tinham ganhado de presente esse ano, e a força que eu sempre disse ser a que anda devagar em negociações foi a que mais se deu bem esse ano a FAB.
36 Gripen NG
8 P-3AM (já estava em processo eu sei!)
2 KC-767
Até a esquadrilha da fumaça vai começar a voar Super-tucano.
Bom, o que eu espero que o DAN informe o ano que vem:
MB:
+1 classe barroso
1 contrato de um sistema anti-aéreo para os navios (com transferência)
+2 classe amazonas
+4 seahawks
NAe São Paulo catapultando A4-skyhawks e pousos de seahawks (imagina que coisa linda!)
E outro desejo é que a MB espalhe estes navios pelo litoral do Brasil, não fique só baseados na nossa “pearl harbor ” Rio… por favor senhores revejam as suas estratégias.
+70 AAV-7A1 para os Fuzileiros.
FAB:
Gripen C/D (só pra dar aquela pressão enquanto o nosso não chega.)
+2 KC-767
+4 seahawks
1 sistema anti-aéreo bom! ( não sei se vão escolher o pantsir , mas acho que não)
+40 SABER M-60
+50 IGLA-S
EB:
+20 Blackhawk
Fuzil IA2 pra toda a galera.
+100 RBS-70
+50 IGLA-S
+30 SABER M-60
E tudo de bom pra vocês do DAN, continuem com esse trabalho.
Feliz ano novo.
obrigado