O Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) Garcia D’Avila (G 29) realizou operações com helicópteros nos primeiros dias da Operação “ADEREX-II/Semana da Marinha”, utilizando os dois convoos que possui em sua estrutura.
Logo após suspender da Base Naval do Rio de Janeiro, em 2 de dezembro, o navio realizou atividade de Qualificação e Requalificação de Pouso a Bordo (QRPB) com o helicóptero UH-14 Super Puma. Ao todo, foram 11 pousos no convoo a ré do navio, sete com entrada lateral e quatro com entrada cruzada.
No dia seguinte, 3 dezembro, o navio recebeu a aeronave AH-11A Super Lynx para faina de VERTREP (quando alguma carga é transportado pela aeronave sem a necessidade de pouso da mesma) e pick up (consiste em arriar e içar carga humana simulada) no convoo a meio navio. O helicóptero entregou carga, em manobra delicada devido ao espaço restrito.
O Navio de Desembarque de Carros de Combate Garcia D’Avila realiza a Operação “ADEREX II/Semana da Marinha” de 2 a 19 dezembro, na área marítima compreendida entre Rio de Janeiro (RJ) e Rio Grande (RS), em Grupo-Tarefa composto pela Corveta Barroso, Fragatas Constituição e Rademaker, além de dois helicópteros UH-13 Esquilo e UH-14 Super Puma.
Esse navio participou da Guerra das Malvinas, o Heranos o “fotografaram” em algumas “visitas”.
Eu fico impressionado como trabalha esse Garcia D’Avila é realmente uma nave e tanto!