A Boeing e a Saab irão trabalhar em conjunto para desenvolver um novo jato de treinamento avançado para o programa T-X, planejado para substituir o Northrop T- 38C Talon da Força Aérea os EUA.
Sob o acordo de desenvolvimento conjunto, assinado por ambas as empresas, a Boeing irá atuar como contratante principal e a Saab como parceiro principal, anunciou em um comunicado a empresa norte-americana. A parceria vai lidar com todos os aspectos, incluindo a concepção, desenvolvimento, produção, suporte, vendas e marketing.
A Boeing diz que o avião de treinamento que irá propor será uma “aeronave completamente nova, projetada e construída para atender as necessidades da força aérea”.
“A Boeing e a Saab aguardam ansiosas o processo de seleção, que dará ao escolhido o contrato”, diz a Boeing.
“O programa T-X da Força Aérea dos EUA, incluirá aeronaves e treinamento que irá preparar os combatentes para os próximos 40 anos. A Força Aérea planeja substituir o T-38 por um novo Sistema de Formação Avançado de Pilotos e cerca de 350 aeronaves, além de sistemas de treinamento em terra, apoio logístico e de suporte.”
O T-X é provávelmente um dos maiores programas de aquisição da USAF na próxima década. A estratégia da USAF ainda está evoluindo. Quando a USAF lançou os requisitos, diversas empresas responderam com aeronaves já existentes, como a Coréia Aeroespacial / Lockheed Martin T-50, Alenia Aermacchi T-100 com um derivado do M- 346 e a BAE Systems com o Hawk T2.
FONTE: FlightGlobal
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
E então! Após a escolha do Gripen NG, vamos de M 346, com construção aqui?
Esta notícia é a confirmação de mais um “bonde” perdido pelo Brasil. Era a Boeing trabalhando no KC-390, integrando armas no Super Tucano, o SH sendo escolhido no FX-2 e sendo produzido aqui. O Brasil participando e produzindo o treinador/lift do proponente para T-X. Terrível notícia.
Seria bom para o Brasil se fosse possivel entrar neste desenvolvimento?