A Grã-Bretanha pediu à Espanha nesta quarta-feira que tome medidas para aliviar a tensão diplomática sobre Gibraltar, alertando que uma maior escalada na disputa sobre esse território britânico iria prejudicar os dois países.
Os dois lados estão há meses envolvidos numa disputa pelo território, um pequeno afloramento rochoso encravado na costa sul espanhola, que a Espanha cedeu à Grã-Bretanha há 300 anos, mas agora quer de volta.
No mais recente de uma série de incidentes diplomáticos, a Grã-Bretanha disse que funcionários espanhóis romperam o protocolo ao abrir duas de suas malas diplomáticas na fronteira com Gibraltar, na sexta-feira.
“Nós estamos mantendo forte pressão sobre o governo espanhol para reduzir as tensões atuais”, disse ao Parlamento o ministro britânico para a Europa, David Lidington.
“Uma grande escalada iria prejudicar todas as partes, sem falar dos muitos milhares de famílias espanholas que se beneficiam direta ou indiretamente da prosperidade econômica de Gibraltar.”
Lidington fez o pronunciamento depois de o primeiro-ministro David Cameron ter dito aos parlamentares que a abertura de malas diplomáticas era uma “ação extremamente grave”.
As tensões sobre Gibraltar aumentaram durante o verão europeu, quando a Espanha se queixou de que um recife artificial que está sendo construído no território iria bloquear seus navios pesqueiros.
FONTE: Reuters
Na minha modesta opinião essa é uma oportunidade da Argentina elevar o tom diplomaticamente, com relação as Falkland/Malvinas apesar de que economicamente e geopoliticamente nem Argentina nem Espanha estão em condições de “gritar” por nada. Militarmente talvez fosse interessante para a Argentina ter contato com os Typhoon espanhóis para conhecer o adversário, além de conseguir os MIRAGES F1M.
Deixando bem claro:
A Espanha considera, (justamente no meu entendimento) como sendo suas as águas ao redor de Gibraltar.
As mesmas águas sobre as quais os ingleses tratam de expandir o seu controle…
“Os dois lados estão há meses envolvidos numa disputa pelo território”
———————————
Não é pelo território e sim pela águas que cercam Gibraltar.
O tratado de Utrecht, pelo qual a coroa espanhola cedeu o rochedo aos ingleses a 300 anos, não menciona as aguas circunvizinhas à Gibraltar, más os ingleses às foram tomando na marra pouco a pouco…O episódio do recife artificial, construído pelos ingleses, foi o estopim das atuais “tensões”.
Se deixar, os ingleses vão tomando conta das águas até a Africa”
A lógica da resolução britânica é a mesma de sempre, “pimenta nos olhos alheios não doi”, ridículo eles falarem nesses termos para a Espanha simplesmente ridículo. Agora vamos ver se os espanhóis vão acatar tanta arrogância!
Tensão em Gibraltar, tensão em Senkaku e tensão nas Malvinas! Tá feia a coisa!