Com um pacote de melhorias na sua capacidade ar-superfície agora sendo entregues, e com os testes de vôo também prestes a começar com dois projetos de mísseis de cruzeiro, o Typhoon estará plenamente capaz de reivindicar o status multi-função, diz a Eurofighter.
Completar o pacote de melhorias chamado P1E “é um significativo passo a frente”, diz Laurie Hilditch, chefe de futuras capacidades do Eurofighter. “Isso nos levará a uma posição onde ele será uma verdadeira aeronave multi-função, com um pod designador a laser, totalmente integrado e novas armas.”
“Isso realmente encerra qualquer argumento de que o Typhoon não é uma aeronave multi-função”, diz Hilditch. “A capacidade de realizar tanto missões ar-ar quanto ar-terra mostra que o Typhoon está realmente amadurecendo”, acrescenta.
Outro sistema que irá consolidar o potencial de ataque do Eurofighter a longo prazo é o míssil de cruzeiro Storm Shadow da MBDA, que está prestes a voar com os aviões instrumentados de produção (IPA) 2 a partir da base aérea de Decimomannu, na Sardenha, Itália. Os planos para o vôo esta semana foram frustrados até agora por um ciclone, mas o evento irá ocorrer “a qualquer momento”.
“Um dos principais objetivos dos testes é avaliar o Storm Shadow em vôo e conseguir autorização para a plena integração no Eurofighter Typhoon até 2015”, diz a empresa. Este processo também será apoiado com o uso do míssil de cruzeiro alemão/sueco Taurus, que voará com o IPA 7 a partir do site de Manching Cassidian na Alemanha a partir de dezembro. Para apoiar o amplo esforço de integração do Storm Shadow, o trabalho com o Taurus também dará o Eurofighter um ponto de partida caso um futuro cliente solicite a arma para suas aeronaves.
Em outro avanço fundamental para o Typhoon, Hilditch diz que progresso está sendo feito no sentido de integrar a aeronave com um radar de varredura eletrônica ativa. “Esperamos os últimos detalhes congelados até o final deste ano, e é a nossa meta e para os clientes chave assinar o contrato de produção, até o meio do ano que vem”, diz ele.
O Diretor Executivo do Eurofighter Alberto Gutierrez não compareceu à conferência de imprensa em 20 de novembro, com sua ausência, atribuída a “algumas chamadas de negócios”. Representantes da empresa não quiseram comentar sobre o estado atual das discussões de governo a governo entre o Reino Unido e os Emirados Árabes Unidos sobre uma potencial encomenda do Typhoon.
FONTE: FlightGlobal – Dubai Air Show
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval