O ministro da Defesa brasileiro, Celso Amorim, anunciou nesta segunda-feira, 18 de Novembro, na cidade do Mindelo, que os dois aviões Embraer que o Brasil vai oferecer a Cabo Verde vão sair em breve.
“Posso dizer que o processo já saiu do Ministério da Defesa brasileiro e vai necessitar agora apenas da aprovação do Congresso. Às vezes as coisas demoram mais do que gostaríamos”, disse Celso Amorim, no início da sua visita de dois dias a Cabo Verde.
O convidado brasileiro considerou Cabo Verde um país importante para a segurança no Atlântico, daí o interesse redobrado do Brasil nesta cooperação na área da defesa.
“Há um grande campo de cooperação e acho que podemos ensinar e aprender muito, mas também temos interesse em contribuir para a segurança do Atlântico, mais especificamente do Atlântico sul, na prevenção da pirataria, da pesca ilegal e de vários outros ilícitos internacionais, que são preocupações do Brasil e de Cabo Verde”, declarou o governante.
Nesta terça-feira, 19 de Novembro, Celso Amorim inaugurou a missão naval permanente do Brasil em Cabo Verde, na Cidade da Praia, uma instituição que irá apoiar a Guarda Costeira cabo-verdiana.
“Trata-se de uma missão importante pois vai ajudar a Guarda Costeira nesta fase de modernização e de definição de planos de trabalho que conduzam ao avanço na formação de quadros, no cumprimento de planos de aquisição de equipamentos, e em tudo o que se traduza numa nova fase da Guarda Costeira”, frisou o ministro cabo-verdiano da Defesa, Jorge Tolentino.
Nesta terça-feira, Celso Amorin foi recebido em audiência pelo Primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves.
NOTA do EDITOR: Apesar de não ter sido oficializado, cogita-se que as aeronaves doadas sejam do modelo EMB-111 “Bandeirulha”, para patrulha marítima.
Por certo será P-111A. Melhor doar e fazer uma “media” pois como estão sem modernização, eles tem pouca valia. Além de ser uma fonte de consumo dos parcos recursos da força…
Moreno
cabo verde presica muito desses aviões porque é um país vítima dos carteis de droga que utilizam o pais como plataforma de reabasticimento de drogas,também cabo verde segundo o primeiro ministro do país é possivelmente utilizado por células terroristas(ex:boko haram e al qaeda) como ponto de refúgio,treinamento de milícias e recrutamento.Mas penso q cabo verde n pode ficar á custa do brazil e da nato pois cabo verde mal esforca pra defender seu território.
O pais só tem 1000 soldados que pensam que sao capazes de defender uma área de + de 400 000 kilómetros quadrados
Este ministro deveria ir procurar alguma coisa para fazer.
A Força Aérea Brasileira esta perdendo a cada dia mais aeronaves.
Qual a finalidade de DOAR os Bandeirulhas que já fazem falta no patrulhamento do Mar territorial do Brasil.
O mesmo ministro que doa os equipamentos das forças armadas pelo mundo, não participa das reuniões para solucionar problema do orçamento ( ou da falta de orçamento) das FFAA com o (des)governo federal.
Este ministro esta a serviço de quem???
Da sua pátria é que não é.
Não vao doar Bandeirulha.
Isto seria um absurdo. Modernizar para doar?
Vao doar bandeirante sem modernização. É isso
Não credito que irão doar os bandeirulha. Foi decidido modernizar todos os bandeirulha.
Vão doar 2 Bandeirantes, sem modernização, revisados, possivelmente