Por Guilherme Wiltgen
A Helibras aplicou uma série de boletins de serviço nas aeroanves HM-4 Jaguar (EC725 Super Cougar) durante o período compreendido entre 30 de julho e 08 de agosto.
Visando suspender as limitações de voo impostas as aeronaves, devido ao rompimento do eixo da bomba de lubrificação da MGB, ocorrida em 2012 em duas aeronaves EC225 no Mar do Norte, também foi necessário realizar algumas modificações nas aeronaves do 1° Batalhão de Aviação do Exército.
No sistema de lubrificação da MGB, foi realizada a troca de um tubo de lubrificação e instalado um sistema de monitoramento da vibração do eixo, por meio de sensores ligados a uma luz âmbar no painel que, em caso de de início de ruptura do mesmo, a vibração anormal faz esta luz acender, alertando a tripulação que deverá pousar a aeronave em até 2 horas de voo.
O sistema de lubrificação de emergência, também recebeu uma modificação, sendo susbstituídos a bomba de glicol e os sensores de pressão. Esse sistema permite a lubrificação da MGB por meia hora, em caso de perda da lubrificação principal.
A solução definitiva será feita após a aprovação de um novo eixo, que deverá ocorrer no segundo semestre de 2014.
Enfim uma “boa notícia”