Empresa Brasileira entra no seleto clube de fabricantes de turbinas e testa com sucesso novo turbojato com compressor inovador
A equipe de técnicos e engenheiros da Polaris, iniciou nesse ano os testes de um novo motor turbojato aeronáutico (o TJ1000), de 1200 lbf de empuxo, incorporando uma inovação tecnológica, com aplicação de novos conceitos do conhecimento: um compressor axial de alto desempenho, que opera em regime transônico.
Esse compressor de apenas dois estágios é capaz de gerar taxa de compressão da ordem de 2.2/1, por estágio – considerada elevada para modelos axiais.
“O TJ1000 é destinado a um mercado em crescimento no Brasil para turbojatos para mísseis de cruzeiro de energia , drones alvo e veículos aéreos não tripulados”.
Na visão dos engenheiros da Polaris muito se pode avançar, caso se concretizem interesses de investidores pela nova tecnologia.
Com os resultados conclusivos, pode-se estar diante de um novo paradigma na fabricação de turbinas a gás no mundo, pois seus fundamentos apresentam muitas vantagens competitivas em relação ao velho conceito:
a) Maior taxa de compressão por estágio, o que implica em menor peso e menor custo de fabricação;
b) Maior eficiência, possibilitando ao turbomotor maior potência útil;
c) Fabricação mais facilitada, menor custo, portanto;
d) Menos estágio para uma dada taxa de compressão no turbomotor, com isso, motores com 16 estágios teriam apenas 6 estágios para a mesma taxa de compressão, com maior eficiência, usando o novo conceito;
e) Manutenção mais simples, devido ao menor número de estágios de compressão;
f) Consequentemente, motores mais simples, mais leves e mais baratos devido ao novo componente.
Nas próprias palavras do coordenador do projeto, o engenheiro aeronáutico Alberto Pereira Filho: “No mundo tecnológico e competitivo, os resultados nem sempre são rápidos e gloriosos, mas apostar no futuro, com novas tecnologias, perseverando, deve ser uma meta, pois os objetivos quando alcançados, os lucros são extraordinários”.
A Polaris é uma empresa de base tecnologica que concebe, calcula e projeta turbinas a gás – uma tecnologia estratégica dominada por poucos países. A sua equipe já desenvolveu um turbojato de 1.000 lbf de empuxo, com compressor axial transônico, de 4 estágios para um cliente e atualmente está concebendo um novo modelo de turbojato, a partir de uma dada especificação, solicitado por cliente internacional.
A primeira turbina bi combustível, desenvolvids na ETN Escola Tecnics Nacional e a do professor Eugene Trombine Pellerano, que se encontra e será exposta no laboratório de mecânica. Esta que os senhores apresentam como a PRIMEIRA turbina brasileira pode ser a SEGUNDA.
He fraquinha essa polares…. olha so as patentes…Patents
1.DISPOSIÇÃO APLICADA EM TURBINA HIBRIDA A GÁS E VAPOR
•DEPOSITANTE: POLARIS IND. E COM. DE COMPONENTES MECÂNICOS LTDA. EPP
•NATUREZA:MODELO DE UTILIDADE
•PEDIDO DE DIVISÃO: N.º MU8900671-2
•DATA DE DEPÓSITO: 15/04/2009
2.PÓS-COMBUSTOR A PLASMA
•DEPOSITANTE: POLARIS IND. E COM. DE COMPONENTES MECÂNICOS LTDA. EPP
•NATUREZA: PATENTE DE INVENÇÃO
•PEDIDO DE DIVISÃO: N.º PI 0900162-0
•DATA DE DEPÓSITO: 02/02/2009
3.DISPOSIÇÃO APLICADA EM TURBINA A GÁS REGENERATIVA DE FLUXO DIRETO
•NATUREZA: PATENTE DE INVENÇÃO
•PEDIDO DE DIVISÃO: N.º MU 8800314-0
•DATA DE DEPÓSITO: 25/02/2008
4.INJETOR A PLASMA EM ESTADO TRANSIENTE
•TITULAR: POLARIS IND. E COM. DE COMPONENTES MECÂNICOS LTDA. EPP
•PI (PATENTE DE INVENÇÃO) – N.º 0604804-8
•DEPOSITO: 17/11/2006
•PUBLICAÇÃO: 07/01/2008
•CONCESSÃO: 09/01/2007
•EXAME TECNICO: 17/11/2006
5.CONFIGURAÇÃO APLICADA EM MOTOR TURBOÉLICE
•DEPOSITANTE: POLARIS IND. E COM. DE COMPONENTES MECÂNICOS LTDA. EPP
•CAMPO DE APLICAÇÃO: SETOR AERONÁUTICO
•PEDIDO DE DIVISÃO: N.º DI 6904592-5
•DATA DE DEPÓSITO: 08/12/2009
6.CONFIGURAÇÃO APLICADA EM PALHETA PARA TURBINA
•DEPOSITANTE: POLARIS IND. E COM. DE COMPONENTES MECÂNICOS LTDA. EPP
•CAMPO DE APLICAÇÃO: UTILIZADA EM TURBINAS PREFERENCIALMENTE A GÁS DE
7.CONFIGURAÇÃO APLICADA EM TURBINA
•DEPOSITANTE: POLARIS IND. E COM. DE COMPONENTES MECÂNICOS LTDA. EPP
•CAMPO DE APLICAÇÃO: SEGMENTO INDUSTRIAL NO CAMPO DE GERAÇÃO DE ENERGIA.
•PEDIDO DE DIVISÃO: N.º DI 6901363-2
•DATA DE DEPÓSITO: 16/04/2009
8.CONFIGURAÇÃO APLICADA EM MOTOR AERONÁUTICO
•DEPOSITANTE: POLARIS IND. E COM. DE COMPONENTES MECÂNICOS LTDA. EPP
•CAMPO DE APLICAÇÃO: O MOTOR EM QUESTÃO TEM O SEU CAMPO DE APLICAÇÃO DEFINIDO NA INDÚSTRIA DA AVIAÇÃO.
•PEDIDO DE DIVISÃO: N.º DI 7002569-0
•DATA DE DEPÓSITO: 15/06/2010
9.CONFIGURAÇÃO DE ROTOR DE TURBINA PALHETADO
•TITULAR: POLARIS IND. E COM. DE COMPONENTES MECÂNICOS LTDA. EPP
•DI (DESENHO INDUSTRIAL) – N0 6803809-7
•DEPOSITO: 25/08/2008
10.DISPOSITIVO E PROCESSO A PLASMA INTERMEDIÁRIO DE VAPOR D´ÁGUA DO MAR PARA PERFURAÇÃO DE ROCHAS EM ÁGUAS PROFUNDAS
•TITULAR: POLARIS IND. E COM. DE COMPONENTES MECÂNICOS LTDA. EPP
•PI – N0 1001482-9
11.PROCESSO PARA TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS BASEADO EM REATOR COM TECNOLOGIA DE PLASMA
•TITULAR: POLARIS IND. E COM. DE COMPONENTES MECÂNICOS LTDA. EPP
•PI 0803036-7
12.CONFIGURAÇÃO APLICADA EM TURBINA
•TITULAR: ALBERTO CARLOS PEREIRA FILHO
•DI BR 30 2012 002543 5
13.CONFIGURAÇÃO APLICADA EM TURBINA
•TITULAR: ALBERTO CARLOS PEREIRA FILHO
•DI BR 30 2012 002542 7
Sátiro né?
Isto é FAKE.
O primeiro motor a jato projetado, construído e patenteado no Brasil, na década de 50, foi o do professor Pellerano.
Parte construído na ESCOLA TÉCNICA NACIONAL (ETN) e parte no ARSENAL DE GUERRA.
ATENÇÃO: ESTA MÁQUINA SERÁ EXPOSTA NA EXPOTEC, QUE SE FARÁ REALIZAR NOS DIAS 23, 24 E 25 DE OUTUBRO DE 2019, NO CEFET.
Um dia teremos uma super turbina (grande porte). Vai Brasil.!
Parabéns, se temos a terceira fábrica de aviões do mundo e uma das maiores frotas de helicópteros e jatos executivos, temos que desenvolver capacidade tecnológica para reduzir nossa dependência externa.
Alô Secretaria de Assuntos Estratégicos do Governo Federal. Se liga na importância estratégica deste projeto. Isto é fator de soberania.
Mas a primeira turbina não havia sido construída na Argentina na década de 1950 para um avião a jato?
Não estou depreciando a conquista e nem jogando água no chopp, muito pelo contrário. Só que pensava que isto já havia ocorrido antes.
He MARAVILHOSO!!!!!! Ja, ja os nosso amigos americanos vao por gosto ruim dizer que
o brasil assim nao pode assim nao dah….. Vamos torcer para o governo estar de olho e
ajudar, fazendo pedidos para drones, e alvos aereos…. E nao permitir que a empresa seja vendida para as multis da vida….
Mas pra isso acontecer dela não ser comprada por uma estrangeira, algumas coisas precisam está funcionando, tipo aquela lei que limita a participação estrangeira em empresas de interesse estratégico, será que ela já está vigorando? A outra alternativa é que ela seja comprada por algum desses grandes conglomerados que estão adentrando no setor, tipo Odebrescht, Camargo Correa, Synergy e por vai. Talvez a própria Avibras.
Tenho pra mim que o caminho natural pra ela, nessa questão de oferecer produtos ao mercado alternativo de motores, é para turbo-hélices de pequeno porte, quem sabe pequenos helicópteros também. Em todo caso ficamos na torcida!!! 🙂
Até mais!!! 😉
Olha o Brasil ai dando uma de URSS.
Desenvolvendo conceitos e produtos de ponta más não tendo incentivo para a fabricação seriada.
Vai acabar indo para as mãos de alguém porque é ai que mora o problema. FINANCIAMENTO.
Em que mãos vai cair este projeto?
Quem? Quem?
Pago um doce de um real pra quem adivinhar.
Tecnologia de produção de turbinas é conhecimento estratégico e uma empresa que detém este conhecimento deve ser impedida de ser vendida para empresas estrangeiras, como infelizmente costuma acontecer aqui no Brasil…
Não sei se há, na nossa politica industrial de defesa, mecanismos de controle legal que impeçam
a venda e fusão de empresas estratégicas, com conhecimentos sensíveis… para empresas estrangeiras.
Se não existem, urge a sua criação e constante fiscalização…
Fred
vc falou uma vdd agora.
logo logo, se esse empresa começar a dar lucros, virá uma grande multinacional e comprará ela, o governo precisa urgentemente precisa criar mecanismos pra se proteger desse tipo de ação.
O E.B creio que já vai utilizar algumas destas turbinas, que serão a motorização dos futuros AVTM-300 Matador…
“Drones alvo e veículos aéreos não tripulados”, produzidos aqui no Brasil e impulsionados por este motor, também deveriam ter preferência das F.A. – desde que ofereçam preços competitivos….
Já o Governo Federal: Tem que liberar os recursos necessários (cerca de R$100 milhões) para a construção de um centro/laboratório de certificação de turbinas. A certificação é essencial para que as turbinas nacionais possam entrar no mercado de aviação…
Esta turbina, com 5,4 kN de empuxo, são um pequeno/grande passo, rumo a turbinas de maior potência.
No AVTM-300 Matador a Avibras vai usar uma turbina desenvolvida pela propria Avibras
Eu vi uma materia na FlightGlobal.com em abril que esta empresa expos na LAAD/2013 e que eles que desenvolveram a Turbina para os mísseis ASTROS da AVIBRAS, esta matéria está no site da Flight Global.
posso estar enganado, más creio que a Avibrás fez um acordo com a Polaris, para utilizar sua turbina…
Notícia muito boa,se o governo apoiar e financiar certamente o Brasil será independente de turbinas estrangeiras de todas as categorias. E futuramente assim eu espero veremos muitos aviões voando com turbinas 100% nacionais.
orgulho! agora o governo brasileiro TEM de apoiar o projeto