Endicott, Nova York — A BAE Systems assinou um contrato de cooperação industrial com a Força Aérea Brasileira (FAB), como parte do acordo de fornecimento do sistema de controle de voo e das alavancas laterais de comando ativas do KC-390, avião de transporte que está sendo fabricado pela Embraer. É o primeiro contrato deste tipo, concluído como parte do programa KC-390.
“Este acordo tem como objetivo gerar novas oportunidades para a indústria aeroespacial do país”, disse o Dr. Ehtisham Siddiqui, vice-presidente e gerente geral da área de Soluções Aeronáuticas Comerciais da BAE Systems. “Serão prestados serviços de manutenção e treinamento em desenvolvimento de software, bem como reparos e modernizações do sistema de controle de voo da aeronave, a serem executados no Brasil. Também propusemos a execução de alguns trabalhos de montagem final, no país, para os produtos do KC-390”, completou.
“O Programa KC-390 abre uma grande oportunidade para a evolução da indústria aeroespacial brasileira. Temos o prazer de constatar que a BAE Systems assumiu compromissos estratégicos junto a nossos esforços. A empresa será uma parceira importante no fornecimento de soluções tecnológicas ao Brasil, apoiando o desenvolvimento e a futura operação da frota de aviões KC-390”, declarou o Brigadeiro do Ar, José Augusto Crepaldi Affonso, presidente da Comissão Coordenadora do Programa de Aeronave e Combate (COPAC), da FAB, que coordena o programa KC-390.
O KC-390 é um avião a jato de transporte com a capacidade para ser reabastecido em voo e ser usado no abastecimento de outras aeronaves, tanto em voo como em terra. A BAE Systems fornecerá os componentes eletrônicos, viabilizando um controle do tipo 100% fly-by-wire, além das alavancas laterais de comando ativas , o que há de mais moderno em tecnologia de inceptor, que permitem aos pilotos um melhor desempenho para pilotar e manobrar a aeronave por meio de indicações táteis.
“Temos o compromisso de trabalhar estreitamente com clientes brasileiros e com a indústria local”, explicou Jim Reid, gerente-geral da BAE Systems no Brasil. “Este contrato é mais uma comprovação de nossa intenção, assim como foi com entrega final dos navios-patrulha oceânicos à Marinha do Brasil, e com nossa parceria com o Exército Brasileiro na modernização de sua frota de veículos M113”.
Desde 1998, a partir de seu escritório em Brasília, a BAE Systems tem dado suporte às Forças Armadas Brasileiras, na área de canhões navais, radares e veículos blindados.
FONTE: G&A Comunicações
Só espero sinceramente que este projeto não acabe como o tanque OSÓRIO, afinal a EMBRAER esta entrando em um campo já há muito explorado pelas grandes companhias como a BOEING. E em negocios que envolvam NORTE-AMERICANOS sempre saímos perdendo principalmente quando se trata do campo militar!!!