91º Aniversário de criação da Diretoria de Aeronáutica da Marinha
A história da nossa Aviação Naval está permeada de conquistas e exemplos de pioneirismo, que denotam a coragem, audácia, perseverança e a visão de futuro dos primeiros marinheiros aviadores, precursores da paixão pela “arte de voar”. A Diretoria de Aeronáutica da Marinha é parte importante desta história e incorpora bem essas características.
Em 18 de novembro de 1922, dezesseis anos após o voo de Santos Dumont no “14Bis” e seis anos após a criação da Aviação Naval, o então Ministro da Marinha, Almirante Alexandrino Faria de Alencar, criou o Comando da Defesa Aérea do Litoral, que mais tarde passou a denominar-se Diretoria de Aeronáutica da Marinha.
Nos primórdios da Aviação Naval, foi o Órgão responsável pela instrução, pelo material e pelo arcabouço da doutrina operativa de emprego dos meios aéreos, tendo ao seu encargo Organizações Militares fundamentais para a formação do aviador, tais como a Escola de Aviação e os Centros de Aviação do Rio de Janeiro, de Santos e de Florianópolis.
A Aviação Naval passou por enorme evolução no seu quase um século de existência, permitindo aos aviadores navais obterem grande proficiência ao operarem, inicialmente, pequenos hidroplanos, depois aviões, mais tarde helicópteros e por fim aviões a reação.
A Diretoria de Aeronáutica da Marinha tem por tarefas a condução das atividades normativas, técnicas e gerenciais relacionadas com Aviação Naval; o desenvolvimento de estudos em diversas áreas sob sua responsabilidade; a gerência de programas e projetos essenciais para o aprestamento dos nossos meios; e, desde 1972, com a criação do Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Marinha (SIPAAerM), a direção e execução das atividades de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos com o nobre propósito de preservar não somente o material da MB, mas principalmente o nosso bem mais valioso: a vida humana.
Atualmente a DAerM vem participando ativamente deste singular momento da Aviação Naval, conduzindo importantes projetos já em andamento como:
– a modernização de 12 aviões AF-1/1A (A-4/ Skyhawk), tornando-os atuais em termos de sensores e armamento, além de buscar a similaridade tecnológica com o restante da Aviação de Caça brasileira, a fim de permitir uma maior interoperabilidade entre as Forças;
– a aquisição de seis helicópteros multi-emprego MH-16 (Seahawk), com capacidade de efetuar ações antissubmarino e antissuperfície, sendo que quatro já se encontram incorporados ao inventário da MB e os outros dois se encontram em fase de fabricação nos EUA,
– a obtenção conjunta com o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira de dezesseis Helicópteros de Emprego Geral de Médio Porte, UH-15/15A (Super Cougar), que tem se mostrado uma excelente oportunidade para a troca de experiências entre os setores responsáveis pelo gerenciamento dos processos de aquisição de aeronaves e possibilitado, além disso, o fortalecimento das posições das Forças Singulares na condução das negociações com o fabricante, obtendo assim melhores resultados no produto final contratado;
– a modernização e remotorização de quatro células de aeronaves C-1″Trader” para o padrão de Transporte e Reabastecimento em Voo (COD/REVO), o que permitirá à Força Naval um enorme ganho em flexibilidade logística, pela possibilidade de maior e mais longínquo tráfego terra-bordo, e no emprego dos seus vetores embarcados, pela possibilidade de reabastecimento em voo, e consequente aumento do raio de ação, dos AF-1/1A.
A moderna aviação requer o emprego cada vez mais intensivo das ferramentas de simulação. O treinamento em simuladores e treinadores mostrou-se adequado à redução dos custos, tempo e riscos, na formação e evolução, de todos os envolvidos na atividade aérea (pilotos, mecânicos e elementos de apoio em terra). Desta maneira, a DAerM esta trabalhando para a aquisição de Simuladores de Voo das aeronaves AF-1/1A e MH-16, e na busca de soluções que possam contribuir para o preenchimento das lacunas existentes nos demais modelos de aeronaves e atividades correlatas.
Aqui na Diretoria também estão sendo desenvolvidos os estudos que visam, em horizonte temporal próximo, a obtenção de Helicópteros de Instrução (IH), Helicópteros de Emprego Geral de Pequeno Porte (UHP), Veículos Aéreos Não tripulados (VANTE) e Aviões de Alarme Aéreo Antecipado (AEW), sempre na procura da melhor opção para o atendimento dos requisitos determinados pelo Setor Operativo.
A recente evolução dos modelos de manutenção, com o advento dos Contratos de Suporte Logístico, ligados à continuidade da operação das aeronaves após a sua aquisição, também nos remete ao exercício de pensamento, no intuito de verificarmos a adequabilidade da atual sistemática na competência pela contratação e gerenciamento desta modalidade de serviços.
Estruturada no decorrer das diversas fases por que passou a Aviação Naval, dos heroicos voos de hidroplanos à retomada das operações aéreas dos atuais aviões a reação, a DAerM, como Diretoria Técnica, tem concentrado forças, capacidades e conhecimentos visando o cumprimento de sua nobre missão.
Nossa tarefa exige, portanto, uma tripulação extremamente profissional, dedicada, coesa e motivada, aliados a elevado senso de responsabilidade, desprendimento pessoal e amor às causas da Marinha e do Brasil.
Desta forma, ao celebrarmos mais um aniversário, congratulome com todos os Oficiais, Praças e Servidores Civis que integram a nossa DAerM pela condução do honroso legado deixado por nossos antecessores. O profissionalismo, ousadia e paixão sempre foram características marcantes daqueles que por aqui passaram e dos que hoje aqui labutam. Munidos dos mesmos ideais e dedicação intrínsecos àqueles que tem o fascínio pela envolvente arte do voo sobre o mar, manteremos o rumo certo para sobrepujar o grande desafio de reaparelhar e expandir, com os meios adequados e ao menor custo, a capacidade da nossa Aviação Naval em prol da defesa de nossas águas interiores e das riquezas da imensa Amazônia Azul.
Parabéns DAerM!
“No ar, os homens do mar.”
CARLOS FREDERICO CARNEIRO PRIMO
Contra-Almirante
Diretor