Impressão artística do futuro 777X da Boeing , que vai combinar a fuselagem alongada do 777 com material composto, com pontas das asas dobráveis, que contará com motores GE9X da GE Aviation.
DUBAI , Emirados Árabes Unidos – A Boeing lançou o programa 777X no Dubai Airshow 2013 com um número recorde de pedidos de clientes e opções de compra para o mais novo membro da sua família 777. Os acordos assinados para 259 aviões de quatro clientes em toda a Europa e Oriente Médio fornecem uma base sólida para apoiar o desenvolvimento e produção do avião.
Esses contratos representam o maior lançamento de um produto na história dos jatos comerciais em valores de dólar. As encomendas do 777X e compromissos incluem a Lufthansa com 34 aviões, Etihad Airways, com 25, Qatar Airways com 50 e Emirates, com 150 aviões. O valor total dos contratos é de mais de 95 bilhões de dólares a preços de tabela.
“Estamos orgulhosos da parceria com cada uma dessas companhias aéreas no lançamento do 777X – o maior e mais eficiente avião bimotor do mundo”, disse o Presidente da Área de Aviões Comerciais da Boeing e CEO Ray Conner. “Com o emprego de tecnologia de motores inovadora e uma asa de material composto totalmente nova vai ajudar a aumentar ainda mais o potencial de crescimento dos nossos clientes.”
O 777X baseia-se no 777, que comanda hoje 55% do mercado em sua categoria em termos de carteira de pedidos, e 71% da frota em serviço em todo o mundo. A família 777X inclui o 777- 8X e 777- 9X, ambos concebidos para responder às necessidades do mercado e as preferências dos clientes.
O 777-8X concorre diretamente com o A350-1000, enquanto o 777- 9X está em uma classe por si só.
Promovendo a abertura de novas oportunidades de crescimento para as companhias aéreas, o 777-9X oferece capacidade para mais de 400 passageiros, dependendo das opções de configuração das companhias aéreas. Com um alcance de mais de 8.200 milhas náuticas (15,185 km), o avião terá o menor custo operacional por assento de qualquer avião comercial.
O segundo membro da família , o 777-8X, será o jato mais flexível do mundo. O avião terá capacidade para 350 passageiros e oferecem alcance de mais de 9.300 milhas náuticas (17,220 km).
“O avião terá como base o líder de mercado 777 e proporcionará uma economia operacional superior”, disse Conner. “O avião será 12 por cento mais eficiente do que qualquer avião concorrente, em termos de consumo de combustível.”
O 777X apresenta as mais recentes tecnologias em vários locais, incluindo o motor comercial mais avançado já construído, o GE9X da GE Aviation – e uma nova asa de material composto com maior envergadura do que a do 777 de hoje.
Assim como o 787 Dreamliner, que foi lançado como 7E7, o 777X será formalmente anunciado em uma data posterior. O projeto do 777X está em andamento e fornecedores serão anunciados nos próximos meses. A produção está marcada para começar em 2017, com a primeira entrega alvo para 2020.
FONTE: Aviaton Week
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval