A Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DaerM) enviou representantes ao Comando de Aviação do Exército (CAvEx), situado na cidade de Taubaté-SP, nos dias 16 e 17 de outubro, com a finalidade de estreitar os laços entre as Forças no que se refere às atividades ligadas à Aviação Militar.
Na ocasião, foi possível conhecer as capacidades do treinador de missão que está sendo desenvolvido pelo Exército Brasileiro (EB) e o futuro simulador de voo “Full Mission” para as aeronaves “Esquilo” (HB 350), semelhantes às existentes no 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1) e nos Esquadrões Distritais (HU-3,4 e 5).
O simulador tem previsão para iniciar a operação no 2º semestre de 2014 e a utilização deste importante recurso contribuirá, de forma indiscutível, com o incremento da segurança de voo, incluindo o treinamento de emergências, possibilitando, ainda, uma considerável economia de recursos.
Também foi possível conhecer o Sistema Integrado dos Sistemas de Aviação do Exército (SisAvEx), ferramenta bastante útil para o gerenciamento das atividades da Aviação, que possui uma interface bastante amigável. No SisAvEx é possível controlar as horas de voo dos aeronavegantes, os serviços de manutenção por aeronave, as qualificações e habilitações de Pilotos e Mecânicos de Voo, controlando, ainda, as periodicidades e datas de vencimento de componentes e sobressalentes instalados na aeronave ou estocados.
A concentração dessas funcionalidades em um único sistema, posiciona o SisAvEx como uma excelente ferramenta gerencial, abrangendo todos os aspectos inerentes ao homem e à máquina.
Em palestra específica, foi apresentado ao EB, pela empresa Helibras, o esboço de um futuro programa de modernização para as suas aeronaves HM-3 Cougar (AS532), as quais guardam algumas similaridades com as versões das aeronaves UH-14 Super Puma da Marinha do Brasil, pertencentes ao 2º Esquadrão de Emprego Geral (HU-2).
A profícua visita ao CAvEx contribuiu sobremaneira para o aperfeiçoamento das atividades técnicas e gerenciais ligadas à Aviação Naval, ratificando a importância e os benefícios oriundos da troca de experiências entre as Forças.