O Exército Brasileiro (EB) iniciou na data de hoje, em todo o território nacional, a Operação Dínamo. O principal objetivo da Operação é o de intensificar as atividades de fiscalização de explosivos e produtos correlatos.
Essa fiscalização ocorrerá nas atividades de fabricação, importação, exportação, comércio, armazenagem e transporte desses materiais.
A Operação Dínamo é a maior operação centralizada de fiscalização de explosivos já realizada no país.
A Operação é coordenada pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC) com a participação das Regiões Militares e de Organizações operacionais do EB, bem como de Órgãos de Segurança Pública, Órgãos de Fiscalização Tibutarias federais e estaduais e o Departamento Nacional de Produção Mineral.
A Operação visa a evitar ou reduzir a possibilidade de que explosivos utilizados por empresas registradas, ou de origem ilícita, sejam desviados e empregados de forma criminosa.
FONTE: CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO EXÉRCITO
Uma boa tática seria deixar vazar para este mercado negro, alguns explosivos e armamentos chipados, camufladamente, com dispositivos que permitam a rastreabilidade dos explosivos e armas, de forma a capturar a bandidagem. E não apenas tentar impedir o acesso aos explosivos e armamento …
Ô, DEMORÔ, HEIM! … ?!?!… E, espero que o “monitoramento” das atividades de grupos criminosos e muito bem coordenados, que ocorrem por todo o país envolvendo o uso de explosivos e armamentos de guerra (ex: metrancas e fuzis .50; dinamite; etc.) principalmente para assaltos à bancos e carros fortes esteja classificado como prioritário na agenda dos serviços de inteligência do EB (das FAs em geral)… E o roubo ou furto de grandes quantidades de armas de fogo armazenadas em fóruns, também… Pois, no meu entender, essas ações criminosas ultrapassam a alçada da Segurança Pública… Pois as avalio como uma questão de SEGURANÇA NACIONAL…!