Um piloto da Academia da Força Aérea (AFA) ficou ferido durante um desfile aéreo na Base Aérea de Salvador (BASV). Segundo informações do capitão Marcelo Trope, chefe da Sessão de Comunicação Social da Base, o comandante de corveta (sic) Marcos Alessandro Sell estava se aproximando da pista para fazer pouso quando houve a colisão com um pássaro. Com o impacto da batida, a ave rompeu o vidro de proteção da cabine de pilotagem e feriu oficial no rosto.
Mesmo ferido, Marcos conseguiu realizar o pouso normalmente. Ele foi socorrido inicialmente para o Hospital Aeroporto, onde foi medicado e passou por exames. Apesar de ser instrutor de voo da AFA, Marcos é oficial da Marinha e, por isso, será transferido para Hospital Naval. Segundo Trope, Marcos está fora de perigo, mas ficará em observação por segurança.
O acidente aconteceu por volta das 15h, quando o comandante de corveta pilotava a aeronave T27-Tucano, operada pela AFA para realizar treinamentos avançados. Outras três aeronaves estavam em voo durante o acidente.
O desfile aéreo fazia parte das comemorações ao 71º aniversário da Base Aérea de Salvador, no evento Portões Abertos. Durante todo o dia, a base ficou aberta à visitação gratuita.
Além da exposição estática de aeronaves militares e civis, o público teve acesso a diversas atrações culturais, bandas de música, sobrevoo de aeronaves incluindo a Aeronave P-3AM, vetor de Patrulha Marítima operada pelo Primeiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação. Também houve exposição de aeromodelos e estandes das Forças Armadas.
FONTE: Correio
NOTA do EDITOR: O Capitão-de-Corveta (FN) Marcos Alessandro Ferreira Sell é Aviador Naval e, atualmente, é instrutor de voo do 1º Esquadrão de Instrução Aérea (EIA), na Academia da Força Aérea (AFA). Ao Comte. Sell, fica a torcida do DAN pelo seu pleno restabelecimento.
Toda nossa família agradece muito ao Ten Aquino por ter pousado a aeronave..com toda sua proeza no momento delicado..temos certeza que terá um futuro e carreira brilhantes!!
Agradecemos também a Deus pela segunda chance que nos deu por termos o Marcos perto de nós..vc já é um vencedor e sempre (SEMPRE!) dará a volta por cima!! Temos certeza que seu futuro também será brilhante e com muitas felicidades! Aproveite cada dia essa segunda chance…
Prezados amigos do site Defesa Aérea & Naval.
Quero que saibam que já estou me recuperando do acidente. Tive muitas fraturas na face e fiquei cego do olho esquerdo. Porém considero que tive muita sorte de continuar vivo. Tive a segunda chance. Agradeço ao 1T (FN) Aquino pela habilidade e proeza ao pousar aquela aeronave. Atualmente estou em Belo Horizonte, onde realizei uma cirurgia de descolamento de retina. Tenho pequenas chances de recuperar a visão parcialmente no olho esquerdo. Meu maior desejo é continuar a voar. Vou dar a volta por cima. Torçam por mim!
Quero agradecer de todo coração ao Ten Aquino, por ter salvo a vida do Sell, pois apesar de todas as dificuldades no momento do acidente, conseguiu agir com cautela e muita precisão.
Muito obrigada, vc trouxe a felicidade para as nossas famílias. Que Deus te abençoe.
Façamos justiça aos heróis! Quem salvou a vida do Cmt Sell foi o Ten FN Aquino, na ocasião copiloto, que também está na AFA, que com muita perícia controlou a aeronave e pousou na pista 17 (aquela transversal que fica do outro lado da rodovia).
Julgo o posto neste momento não ser de suma importância e sim a saúde do mesmo.
Vamos arrumar a casa, texto correto, o Capitão-de-Corveta FN-AvN Sell………… ou , o Comandante Sell……….. ( como todos os Oficiais Superiores da Marinha , independentemente do posto ). Não existe o comandante de corveta , Comandante da Corveta sim ( Comandante do navio … ).
Gesimar,
Como pode ler no texto, que é um clipping da imprensa não especializada, poderá observar que logo depois da descrição errônea do posto do CC Sell, eu coloquei um “sic” e na minha nota, aparece o posto correto.
Abs,
…Já que é para arrumar a casa, digo que nem todos os oficiais superiores da marinha podem ser chamados de comandantes. Na marca, segundo a OGSA, o Art. 9-3-1 / Parágrafo único – O tratamento de “Comandante” é privativo dos Oficiais em exercício de Comando e dos Oficiais
Superiores que podem exercê-lo…fica a dica…