No dia 7 de novembro, o Esquadrão Aéreo Nº2 (Caça) da Força Aérea do Uruguai – FAU, comandou as operações aéreas com 68 aeronaves de oito países diferentes.
As operações comandadas pela FAU, continham além de seus próprios aviões, caças dos Estados Unidos, do Chile, do Brasil, da Colômbia , Equador, Venezuela.
Também fizeram parte aeronaves da Força Aérea do Canadá e os helicópteros de ataque brasileiros AH-2 Sabre.
O comando sob a responsabilidade da equipe da FAU , incluiu aeronaves de alta performance e tecnologia, tais como os F-16, chilenos e norte-americanos, e F-5EM e Mirage M2000 brasileiros.
A complexidade da operação em si, além do grande número de aeronaves com características e desempenhos muito diferentes, exigiram um planejamento de 24 horas, que começou no dia anterior as nove horas da manhã .
A confiança em nossa força de comando e planejamento com esta complexa operação, demonstra o alto nível de preparação e profissionalismo alcançado por nossas tripulações , o resultado da experiência adquirida durante as sucessivas participações em exercícios internacionais como “CRUZEX”, que participamos desde 2002.
FONTE: FAU
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
Será que sou só eu neste mundo que acha o FMA IA 58 Pucará uma bela aeronave!
Ter os meios é Bom, mas ter inteligência (para comando) é ótimo, não importa se grande ou pequeno. Será que um dia um ideal semelhante se aproximará do Governo Federal?!