Mais um dia movimentado na BANT. Desta vez com a chegada dos primeiros caças estrangeiros. Apesar disso, também foi um dia triste, pois a FAA cancelou sua vinda com os caças A-4AR.
Veja a nota abaixo:
A Direção da CRUZEX Flight 2013 informa que a Força Aérea Argentina cancelou sua participação no Exercício.
Os demais países envolvidos prosseguirão na realização das atividades aéreas e todos os eventos programados estão mantidos.
A CRUZEX Flight 2013 é o maior exercício de guerra aérea da América Latina, com a participação de mais de 90 aeronaves e dois mil militares do Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Venezuela e Uruguai.
Natal, 1º de novembro de 2013.
Brigadeiro-do-Ar Mário Luís da Silva Jordão
Diretor da CRUZEX Flight 2013
Assim, as 8 forças aéreas participantes, irão dividir o espaço disponibilizado para a manutenção das aeronaves em 3 hangares. A divisão das forças estrangeiras, será feita em função do número de pessoal e equipamentos necessários a manutenção, a fim de manter o elevado índice de disponibilidade das aeronaves envolvidas no exercício.
Sem dúvida, esta também será uma ótima oportunidade para o intercâmbio de informações entre o pessoal de solo brasileiro e estrangeiros.
A Base Aérea de Natal reúne, caças, aviões de reabastecimento, transporte, carga, reconhecimento e helicópteros, brasileiros e estrangeiros, cada um com suas nacionalidades estampadas em suas derivas.
Algumas aeronaves seguirão para o pátio da BARF – Base Aérea de Recife, como o KC-767 da Colômbia, o KC-135 do Chile e dos Estados Unidos, além dos brasileiros KC-130, E-99 e SC-105.
É proibida a reprodução das imagens publicadas neste site, sem mencionar a fonte e o autor.
alguem poderia me dizer porque esses dragonfly carregam tanto tanque de combustivel, caracas, seis tanques , pelamordeus…
As forças armadas Argentina da numa penúria que da dó.
Mais uma vez a Força Aérea Argentina(FAA) não participará da CRUZEX, lamentável.
Gostaria de deixar uma pergunta no ar: será que veremos algum dia aeronaves da Военно-воздушные силы России(Força Aérea da Rússia) participando deste exercício? Ou mesmo aeronaves da Força Aérea do Exército de Libertação Popular que é a força aérea das Forças Armadas da República Popular da China?
Quem viver, verá…
Grato.
Meu amigo, nada impede, porém, os custos envolvidos são muito altos. Quem sabe na próxima?
Realmente seria bom ver as aeronaves dos outros BRICS no exercício.
Mais a minha pergunta é, será que no próximo CRUZEX veremos a FAB com os caças do FX-2 e se tivermos sorte com os Su-35?