O PROJETO ESTRATÉGICO DO EXÉRCITO (PEE) ASTROS 2020 REALIZOU UMA VISITA DE INTERCÂMBIO MILITAR AO EXÉRCITO BRITÂNICO NA SEMANA DE 20 A 24 DE OUTUBRO.
OS OBJETIVOS DA VISITA FORAM CONHECER A ESTRUTURA, O EMPREGO, A FORMAÇÃO, A DOUTRINA, A CAPACITAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS, O ADESTRAMENTO E O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO EMPREGO DE MÍSSEIS TÁTICOS DE CRUZEIROS E DOS FOGUETES GUIADOS DO EXÉRCITO DO REINO UNIDO DA GRÃ-BRETANHA E IRLANDA DO NORTE.
A COMITIVA FOI COMPOSTA PELO GERENTE E PELO SUPERVISOR DO PROJETO, BEM COMO PELO COMANDANTE DO 6º GRUPO DE LANÇADORES MÚLTIPLOS DE FOGUETES E CAMPO DE INSTRUÇÃO DE FORMOSA.
OS MILITARES INGLESES APRESENTARAM À COMITIVA BRASILEIRA A ESCOLA DE ARTILHARIA DO EXÉRCITO BRITÂNICO, EM LARKHILL, E O 39º REGIMENTO DE ARTILHARIA (QUE UTILIZA O SISTEMA DE FOGUETES GUIADOS), SITUADO EM NEWCASTLE.
AS ATIVIDADES FORAM BASTANTE PROVEITOSAS, COM DEMONSTRAÇÃO DE TÉCNICAS, TÁTICAS E PROCEDIMENTOS, BEM COMO A DISCUSSÃO DE TEMAS RELATIVOS A INTEGRAÇÃO DE FOGOS E A SIMULAÇÃO DE COMBATE. ESTA VISITA PROPORCIONOU, À EQUIPE DO PROJETO E AO EXÉRCITO BRASILEIRO, UM GANHO CONSIDERÁVEL DE ENTENDIMENTO DAS EXPERIÊNCIAS DOS INGLESES NOS CONFLITOS ATUAIS, BEM COMO NO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO EM EXECUÇÃO NO EXÉRCITO BRITÂNICO.
FONTE: EB
Obviamento o pulo do gato nunca será demonstrado, mas estas ‘visitas’ são ótimas para quem quer aprender com quem já teve que utilizar o conhecimento na pratica.
Exato, William!… Mas, dependendo da competência e do “jogo de cintura” dos agentes interlocutores, nestas trocas de doutrinas e tecnologias sempre dá pra pescar algo novo que escapa por aqui ou por ali num bate papo informal ou extraoficial… Na verdade, “o pulo do gato” nestes intercâmbios está em manter aguçado os sentidos e interpretar as entrelinhas… 😉