Por Guilherme Wiltgen
Em uma decisão surpreendente, a Holanda informou que desistiu de vender o Karel Doorman, o que significa dizer que HNLMS Amsterdam será pago em 2015, conforme o planejado.
Esta decisão é o resultado das negociações entre os partidos de oposição e o governo holandês, onde vários cortes foram reconsiderados, o que também incluiu o futuro navio.
O novo Karel Doorman vai navegar com uma tripulação limitada e vai apenas realizar tarefas de reabastecimento para a marinha holandesa.
Os países parceiros da OTAN vão poder “alugar” o navio para utilizarem as capacidades extras do conceito JSS (Joint Support Ship), no qual foi concebido.
vender o Karel Doorman seria mais um vexame na longa historia de vexames, que as desmoralizadas e humilhadas Forcas Armadas da Holanda teriam que suportar, talvez tenha sido a Gota d’Água. De qualquer forma, eles ja estao no osso, e o que sobrou nao da mais para nada mais do que uma contribuicao mediocre a NATO.
Os holandeses tiraram o pão da boca da MB para modernizar nossa marinha só mesmo com essas compras de oportunidade . Se para construir aqui é tanta burocracia primeiro tem que criar uma empresa o tempo levado é 3 vezes do estimado em outro lugar sem contar os cortes nas verbas.
O comandante da Marinha “coincidentemente” chegou a ir a Holanda quando dos rumores de que o Karel Doorman iria à venda. Vamos chorar nossas pitangas aguardando mais um processo ad eternum de aquisição de meios navais.
Se entendi bem, o navio vai ser usado quase como quebra galho e pra ganhar um extra com locação? Melhor seria vender, mesmo que os custos a longo prazo fossem menores por conta da subutilização.
RobertoCR, é isso mesmo! Além de ser sub-empregado, ainda vai gerar uma verba com possíveis locações à Marinhas da OTAN.
Ele seria melhor utilizado na MB…, que pena!
FA
O negócio é saber quem terá dinheiro pra pagar a locação na OTAN, já que a maioria dos países esta cortando gastos com equipamento militar. Abs