A Venezuela e a Rússia assinaram na terça-feira vários acordos de cooperação em matéria de segurança e defesa e comprometeram-se a reforçar a “aliança estratégica”, informaram os dois Governos.
“Com o Conselho Nacional de Defesa [da Venezuela] assinámos um memorando de entendimento. Estamos a elaborar o acordo de cooperação com o Ministério do Interior”, disse o secretário do Conselho de Segurança russo, Nikolái Patrushev, ao canal estatal VTV depois de uma reunião com o Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, em Caracas.
Patrushev disse também que a Rússia “vai continuar a cooperação com o Ministério da Defesa [venezuelano], nomeadamente a cooperação técnico-militar”, e que as duas nações reforçaram as relações económicas e comerciais.
Na visita de três dias da delegação russa a Caracas foi “atualizada a agenda de cooperação no campo da segurança e revistos os acordos nas áreas energética, comercial e industrial”, disse o Presidente venezuelano.
No encontro que teve com o secretário russo, Maduro disse que foi reafirmada a “vontade de se continuar a fortalecer a aliança estratégica profunda” e adiantou que a ministra da Defesa venezuelana, Cármen Meléndez, realizará uma visita oficial à Rússia.
Fonte: RTP Notícias – Portugal
Acho que temos que ficar espertos com a China e não com a Rússia.
Não devemos ficar espertos nem ‘somente’ com estes dois países que você citou colega, mas com todo o globo. Podemos ter laços, mas confiar nunca. Respeito é uma coisa…. cegueira é outra.
Só uma observação: A Venezuela está DESTRUÍDA ECONOMICAMENTE, e passa convulsões político-sociais típicas de países conduzidos por DÉSPOTAS e LUNÁTICOS… Avalio então, que esta parceria Russo-bolivariana para o fornecimento pesado de material bélico “cheira mais” como um processo de colonização e de extensão extracontinental do Poder russo… Só sei que esta COISA DE EVOLUÇÃO GLOBAL CÍCLICA não deve se menosprezada por nenhuma Nação que preze pela sua soberania… Mas só o tempo nos confirmará se esta percepção não passa de um “surto paranóico”… (!)… (?)
A Venezuela está falindo!
Senhores,
a enorme variedade de acordos firmados nos últimos tempos entre a Rússia e os países da América Latina e principalmente com a Venezuela explicita uma mensagem clara de que Moscou está neste continente para ficar: petróleo, defesa, energia nuclear, agricultura, educação, pesca, infra-estrutura, transporte, saúde e etc.
O próprio governo brasileiro tem assinado vários acordos com os russos. Mas, é sabido que prudência e caldo de galinha não faz mal a ninguém. E a prudência aqui deve-se principalmente a acordos bilaterais entre russos e venezuelanos, no que tange à planos elaborados para criar a primeira usina nuclear da Venezuela. Além do que, o apoio russo para que a Venezuela deslanche o seu próprio programa espacial, incluindo um local de lançamento de satélites.
A Venezuela tem todo o direito de buscar seu desenvolvimento social e tecnológico, com toda certeza. Mas, a história é pródiga em nos ensinar lições que não devemos esquecer. Todo país que busca proeminência utilizando sempre em primeiro plano a arma na mão, inevitavelmente não se furtará em utiliza-las para alcançar seus sonhos de grandeza.
Convêm acompanharmos com atenção as movimentações russas e venezuelanas no nosso entorno para não sermos surpreendidos em uma situação desfavorável.
Grato.
É uma visão muito boa esta sua. Por mais que a Venezuela enfrente problemas, todas as variáveis devem ser consideradas ‘sempre’. Temos que aprender com o passado, mesmo que o erro passado não tenha sido nosso.