No dia 13 de agosto, o Navio-Patrulha “Macau”, pertencente ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, subordinado ao Comando do 3º Distrito Naval, que estava realizando uma operação de Patrulha Naval no litoral de Recife (PE), efetuou o apresamento da embarcação pesqueira “Shoei Maru nº. 07”, de bandeira japonesa, por apresentar irregularidades nos seus petrechos de pesca.
Na operação, estavam embarcados no Navio-Patrulha “Macau” um fiscal do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e dois Agentes da Polícia Federal. Após o apresamento, a embarcação foi escoltada pelos Navios-Patrulha “Macau” e “Goiana” até a atracação na Base Naval de Natal (RN).
Se for feito um patrulhamento direito, dá para colecionar nas bases navais, uns 500 barcos de pesca estrangeiros por ano.
Precisa ser feita uma lei que permita depois leiloar estes equipamentos e com os recursos sendo disponibilizados para a Marinha e Força Aérea brasileiras para a manutenção de equipamentos…
Seria uma solução para reforço da proteção da amazonia azul.