Apesar do B-52 ter sido utilizado para testá-la, o bombardeiro B-2 Spirit stealth é o único avião no inventário da Força Aérea dos EUA atualmente capaz de transportar e lançar a mais pesada bomba dos EUA, a Bomba de Penetração Maciça (MOP) GBU-57 de 13.600kg.
A GBU-57 é uma bomba de 6 metros de comprimento guiada por GPS e ao que parece é capaz de penetrar até 60 metros de concreto antes de explodir, sendo, portanto, capaz de destruir alvos profundamente enterrados.
Como bunkers no Irã, a Síria ou a Coréia do Norte ….
Não há muitas imagens que mostram a GBU-57 e muito menos mostrar o MOP ao lado de sua plataforma de operação. É por isso essa imagem, feita por Jim Mumaw em julho 2009, é extremamente interessante e rara.
FONTE: TheAviationist
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
É, sem dúvida um “supositório” aterrador!!!… Não adianta mais cavar buraco para se esconder ou tentar se proteger em tuneis do metrô como na 2ª GG… O jeito para países como o nosso é tentar desenvolver armas para cegar ou destruir satélites inimigos e/ou sistemas de mísseis capazes de detectar e interceptar estes monstros antes que atinjam seus alvos… Aliás o Brasil poderia tentar desenvolver uma “gambiarra” similar as MOPs para ser lançada de futuros KC-390 adaptados para a missão de bombardeiro ( já que não podemos contar com algo parecido com um B-2 Spirit)… Afinal, em casos de emergência, “quem não tem cão, caça com gato”…! … 😉
Verdade e obrigado pela correção.
Resolvido! 🙂
[]s!!!
Lima
“…e ao que parece é capaz de penetrar até 200 metros de concreto antes de explodir…”
No infográfico é informado capacidade de penetração de 60 metros, o que já é uma enormidade! É um valor mais realista…