De 11 a 20 de outubro, no Campo de Instrução General Moacir Araújo Lopes da Escola de Sargentos das Armas (Três Corações/MG), foi realizada a “Operação Santa Bárbara / 2013”, que reuniu 670 militares das Unidades de Artilharia da 2ª Divisão de Exército: 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve (Itu/SP), 12º Grupo de Artilharia de Campanha (Jundiaí/SP) e 20º Grupo de Artilharia de Campanha Leve (Barueri/SP).
Foram executados tiros de artilharia, empregando obuseiros M56 Oto Melara de 105 mm, morteiros 120 mm e obuseiros M114 de 155 mm, totalizando 24 bocas de fogo. Neste ano, o 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado (Pirassununga/SP) realizou tiros com morteiro 81 mm e canhão 90 (Cascavel).
FONTE: EB em Revista
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
que venha logo o caesar brasileiro mallet agradece
Usamos obuseiros modernos como o tipo 56, lançado por para quedas e o light gun. Top de linha da OTAN. Mas, também usamos o veterano M114 modernizado. Como obuseiros auto-propulsados finalmente desativamos o M108 e estamos adquirindo os obuseiros mais modernos fornecidos pela US Army. Sem contar com o projeto ASTROS, que vai revolucionar toda a artilharia do EB. Não estamos mal!
Ao meu xará Nelson Lima, Eu ia justamente indagar aos foristas se alguém sabe à que pé anda a negociação e a revitalização/modernização das quase 3 dúzias de M109’s recém negociados com os USA… (???)… E, desde já agradeço.
Nossa artilharia é da década de 60 e o EB gastando dinheiro em caminhões nos precisamos são de obuseiros novos .