Foi produtiva a visita do ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, ao Brasil. Mesmo sem assinar o contrato – que só será formalizado em 2014 –, ficou estabelecida a compra de R$ 2 bilhões em armas antiaéreas russas.
A cooperação militar foi aprofundada também no que se refere à negociação da aquisição dos caças, em andamento desde 2001. Pelo acordo, o Brasil poderá receber o Sukhoi-35 para substituir seus Mirage-2000, que serão aposentados ainda este ano, até o Sukhoi T-50 (foto) atingir estágio operacional em 2016.
Os países também formaram um grupo de trabalho para sugerir soluções contra a espionagem informacional.
FONTE: IstoÉ
A segunda parte desta notícia fica estranha já que foi dito ao mesmo (Shoigu) que o FX-2 será ‘continuado’ como está. Se o nosso eterno (aparentemente) FX tivesse sido cancelado ou se o mesmo tivesse dado lugar a um FX-3 eu até acreditaria nisto…
Agente fica sem ter certeza de nada… algo no Brasil que parece ser uma constante… as metas , quando sem cumprem, são com atraso… e põe atraso nisto. Isto é o que se chama ‘cozinhar o galo’.
Se esse ” acordo ” acontecer vai me agradar muito , aliás como é linda a “águia Russa ” CY35 .
O SUB35 só vem para FAB se a negociação tiver uma empreiteira por detrás para fazer novos hangares para FAB. Assim eu acreditaria na venda do SUB35 caso contrario é tudo especulação.